Trabalho

Publicado em: 05/03/2020 10:07 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Carteira de trabalho passa a ser virtual no estado do Paraná

Carteira de trabalho passa a ser virtual no estado do Paraná carteira de trabalho passa a ser disponível por aplicativo do Governo

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social foi lançado terça-feira (3) no Estado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, do Ministério da Economia. Seu objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores, além de sempre manter os dados atualizados, o aplicativo, que é do Governo Federal, está disponível pelo celular nas versões iOS, Android e web, possibilitando que o trabalhador tenha acesso às informações de qualificação e de seus contratos de trabalho que constam na versão física.

De acordo com Ministério da Economia, ao ser contratado o novo empregado não precisará apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Segundo o Ministério da Economia, as empresas que usam o eSocial não precisarão mais fazer anotações na carteira de papel nem mesmo preencher a carteira digital. Isso porque as informações lançadas no sistema do eSocial migrarão automaticamente para a carteira digital.

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é documento obrigatório para todas as pessoas que venham prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comercio, na agricultura, pecuária ou até mesmo de natureza doméstica.

A orientação do Governo Federal é que se o trabalhador já possui a carteira em formato físico, deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

A carteira de trabalho digital não será aceita para identificação civil, ela terá validade como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho.

COMO ACESSAR CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL DIGITAL?

Para ter o documento digital, o trabalhador acessar a carteira de trabalho digital pelo desktop do seu computador. Veja como:

·         Fazer um cadastro no site do Governo Federal, o qual pode ser acessado pelo site da Prefeitura Municipal de Ibiporã – www.ibipora.pr.gov.br, na aba “Serviços Online” – “Carteira de Trabalho Digital – acesse aqui”

·         Em seguida, você será redirecionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória profissional;

·         Depois, você receberá uma senha temporária;

Depois do cadastro, o documento estará disponível na versão web e também no aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital‘, que está disponível loja de aplicativos de seu smartphone (Android ou IOS).

Para mais informações