Saúde

 

Publicado em: 12/05/2020 19:12 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra a gripe segue até 5 de junho


Whatsapp

 

A campanha nacional de vacinação contra influenza (gripe) continua até o dia 5 de junho. Idosos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, portador de doenças crônicas, força de segurança e salvamento, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo devem podem procurar o Centro de Saúde, UBS Pérola, UBS San Rafael e UBS La Fontaine (Agenor Barduco) durante a semana para se imunizar. Já as gestantes e mulheres até 45 dias após o parto devem ir à UBS Bom Pastor. Por definição do Ministério da Saúde, professores e adultos entre 55 e 59 anos serão vacinados a partir do dia 18.


Para se vacinar, é necessário levar documento pessoal com foto, carteira de vacina, prescrição, laudo ou receita médica para pessoas com deficiência e portadores de doença crônica, e comprovante profissional para trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e transporte coletivo. Não é necessário agendar.


A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A vacina da gripe não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários. Em Ibiporã, a imunização entre idosos e trabalhadores de saúde já superou este percentual. 


Não deixe para a última hora! Previna-se!