Trânsito

 

Publicado em: 20/05/2020 17:06 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Campanha de trânsito Maio Amarelo é digital neste ano


Whatsapp

 

Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha nacional Maio Amarelo será voltada para profissionais que prestam serviços essenciais ao país. Além de ser uma edição totalmente digital com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, a iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social.

Este ano a campanha informa e orienta profissionais que estão nas ruas diariamente garantindo a saúde e segurança, e o abastecimento de todo o país durante o combate contra a covid-19. Com isso, as ações estão sendo focadas em taxistas, motociclistas, entregadores, caminhoneiros, funcionários de mercados, profissionais da saúde e agentes de segurança pública.

Campanha deste ano

A campanha será realizada por meio das redes sociais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. O ministério informou ainda que as ações presenciais serão realizadas somente em setembro.

Além disso, durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos públicos estarão iluminados na cor amarela, representando a atenção na sinalização de advertência no trânsito.

Maio Amarelo Kids

Foi lançado um aplicativo chamado de Maio Amarelo Kids, que visa auxiliar crianças na educação de trânsito. O jogo está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.

Doações de Sangue

Uma das ações promovidas pelo maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue,
que visa contribuir com o aumento de estoque de sangue no país. As doações serão feitas de forma controlada para evitar aglomeração.

O que é o movimento Maio Amarelo?

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos:
órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.