Junta Militar

 

Publicado em: 26/06/2020 13:55 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prorrogado até 30 de setembro prazo para alistamento militar


Whatsapp

 

Prorrogado até 30 de setembro prazo para alistamento militar Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar

O Governo Federal prorrogou, até 30 de setembro, o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020. A apresentação obrigatória do brasileiro que completar 18 anos de idade acontece, normalmente, nos seis meses do ano, mas por razão da pandemia gerada pela Covid-19 o prazo para o alistamento, que deveria encerrar em 30 de junho, passou para o dia 30 de setembro.


Em Ibiporã, os jovens podem se alistar via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico). Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.


Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional.

 


O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

 

 

Alistamento Militar

 

 


Para jovens que completam 18 anos em 2020

 

 

Prazo: até 30 de setembro

 

Ondewww.alistamento.eb.mil.br  e aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.

 

 

Mais informações: 3178-8416