Publicado em: 07/07/2020 15:15 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã conquista três novos veículos para prestar serviços à população

Ibiporã conquista três novos veículos para prestar serviços à população Caminhão será utilizado na coleta de recicláveis da zona rural

O município de Ibiporã foi contemplado recentemente com três veículos os quais serão utilizados na prestação de serviços à população.  A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação recebeu um caminhão caçamba basculante 6x4 traçado. A aquisição foi realizada por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), o Serviço Social Autônomo Paranacidade e o Município de Ibiporã. O recurso, no valor de cerca de R$350 mil, foi liberado via emenda parlamentar do deputado estadual Tercílio Turini, que esteve na sexta-feira (03) em Ibiporã para o recebimento do caminhão.

O veículo será utilizado na manutenção das estradas rurais. “É um caminhão de muita utilidade, com uma caçamba grande para receber bastante carga. Agora a Secretaria de Obras contará com cinco caminhões exclusivamente para adequação e conservação das vias rurais. Deputado, muito obrigado por mais uma vez lembrar-se do nosso município. O governo municipal deseja que esta sólida parceria se amplie cada vez mais”, ressaltou o prefeito João Coloniezi. “Fico honrado em poder representar Ibiporã em suas reivindicações junto ao governo estadual”, valorizou Turini.

O município também foi contemplado com um caminhão adaptado com coletor de resíduos recicláveis secos, da marca Ford cargo.  O veículo tem capacidade operacional de 10m³ de resíduos, e possui depósito emborrachado para o armazenamento de vidros de no mínimo 180 litros e para o transporte de óleo de fritura de no mínimo 200 litros.

O equipamento foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã com recursos do Estado, através de convênio com o Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), por meio do Programa Reciclo - Sistema Integrado de Coleta Seletiva.  O caminhão será operacionalizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para uso exclusivo da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos de Ibiporã (Cooper – Ibi), responsável pelo tratamento dos materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva da zona rural.

Segundo o diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, o equipamento oferecerá condições aos recicladores para trabalharem de forma mais ágil, autônoma e segura, proporcionando melhoria nas condições de vida, trabalho e renda. “A cooperativa utiliza atualmente um veículo adaptado do Samae para coletar os resíduos. Agora os associados contarão com um caminhão próprio, com tecnologia de ponta, agilizando e melhorando a prestação de serviços de limpeza de Ibiporã, dentre os quais está a coleta dos resíduos recicláveis”, aponta Edivaldo de Paula.

Já a Seção do Corpo de Bombeiros de Ibiporã recebeu uma nova ambulância para o atendimento do Siate, num reforço importante para o socorro de vítimas de traumas em emergências no município e outras sete cidades da região. A verba para a aquisição do veículo, no valor de aproximadamente R$164 mil, é proveniente do programa do Governo Estadual “Paraná Mais Cidades”, solicitada pelo deputado estadual Boca Aberta Jr. “Fico muito honrado em participar desta conquista para a corporação justamente no Dia do Bombeiro – 2 de julho. Ibiporã é a primeira cidade contemplada com a viatura por meio de uma emenda parlamentar minha. Só tenho a agradecer o relevante trabalho dos bombeiros, salvando vidas com rapidez e eficiência”, comentou o deputado.

A ambulância é equipada com macas e tábuas para remoção de vítimas, cilindros de oxigênio, radiocomunicador, equipamento sonoro, plotagem e demais itens necessários para o socorro às vítimas principalmente de acidentes. “O veículo permitirá que nosso efetivo se desloque com segurança no atendimento às ocorrências. Equipamentos novos são mais anatômicos e seguros. Agradecemos o apoio do deputado. Certamente o novo veículo melhorará significativamente o serviço prestado à população”, assegurou o comandante do CB de Ibiporã, tenente Rogério Moreto de Jesus.

“Estes três veículos somam cerca de R$800 mil à frota municipal. Somente nos últimos três anos foram adquiridos 50 veículos novos, acrescentando ao patrimônio municipal mais de R$7,3 milhões para atender as demandas das secretarias. Veículos novos representam mais qualidade nos serviços prestados à população, melhores condições de trabalho para os servidores e mais economia no gasto de combustíveis”, concluiu o prefeito João Coloniezi.