Publicado em: 17/07/2020 18:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura homologa licitação para reforma da cobertura da UPA

Prefeitura homologa licitação para reforma da cobertura da UPA UPA foi entregue no final de 2014

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Administração, homologou recentemente o processo licitatório da substituição da cobertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Justino Alves Pereira. Dez empresas participaram do certame, na modalidade tomada de preços, sob regime empreitada por preço global. Em função da pandemia do novo coronavírus, e também para dar mais publicidade e transparência ao processo, as sessões públicas foram realizadas por videoconferência e transmitidas ao vivo no canal “Ibiporã Prefeitura”, no Youtube. A vencedora foi a H.T.S Construções LTDA-ME, que executará o serviço no valor de R$132.736,43, provenientes de recursos municipais.

O contrato será assinado nos próximos dias, e a empresa terá 15 dias para iniciar as obras. Conforme o acordo, o prazo máximo de execução é de três meses, a contar do recebimento da ordem de serviço. O contrato terá vigência de 12 meses. O prazo de garantia da obra deverá ser de cinco anos contra qualquer patologia estrutural.

A intervenção será realizada em uma área de 1.3031,75 m², com a substituição dos rufos, novo telhamento de fibrocimento de 6 mm, sem amianto, e instalação das novas calhas, rufos, contra-rufos e cumeeiras. A reforma no telhado da UPA faz-se necessária devido aos vários danos constatados na edificação, entregue em novembro de 2014. Conforme vistorias técnicas realizadas pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e por engenheiros da Secretaria de Obras, a cobertura do prédio apresenta problema de infiltração, prejudicando a estrutura em madeira de telhamento e atingindo a estrutura da edificação. Segundo o relatório, as calhas não apresentam dimensões e declividades adequadas, o que também provoca infiltrações.  Os rufos e cumeeiras metálicos estão deteriorados, prejudicando a sua função de proteção e direcionamento da água da chuva.

Os laudos das vistorias também apontaram vários outros danos no prédio, decorrentes de falhas nos projetos e executivas, tais como trincas, inclinação inadequada da rampa e porta de vidro temperado sem soleiras que permitem a entrada de água no interior dos ambientes e descolamento de revestimento em alguns pontos.

Em função das falhas constatadas, a 1ª Promotoria de Justiça de Ibiporã instaurou um inquérito civil para apurar possível irregularidade na construção da UPA pela construtora responsável pela obra. “Mesmo com esta demanda judicial, a Prefeitura optou por executar o reparo, tendo em vista que se trata de uma unidade que atende milhares de pessoas não só de Ibiporã, mas de municípios da região, os quais necessitam de serviços de urgência e emergência em saúde”, ressalta o prefeito João Coloniezi. O prédio, localizado no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), também é base do Samu e abriga o Laboratório de Análises Clínicas.