Publicado em: 12/08/2020 14:40 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

UBS da Vila Esperança reabre para atendimento aos pacientes

UBS da Vila Esperança reabre para atendimento aos pacientes UBS da Vila Esperança está atendendo às terças e quintas, das 7 às 12h

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Wilson Costa Funfas (Vila Esperança) reabriu para atendimento aos pacientes nesta semana. A unidade estava fechada há alguns meses devido a necessidade de otimizar  os recursos humanos e equipamentos de proteção individual por conta da pandemia de Covid-19.

Por enquanto, segundo a SMS, a UBS funcionará  . Por conta da pandemia, alguns serviços estão suspensos.

Confira:

Serviços prestados:

· Triagem rápida de sintomáticos respiratórios na
porta de entrada
· Consultas médicas: pacientes crônicos,
urgências/emergências, queixas do dia ou
recorrentes
· Atendimentos à pacientes com Sintomas de
Dengue;
· Renovação de receitas médicas;
· Fornecimento de Medicamentos;
· Coleta de Exames Laboratoriais;
· Orientações;

Serviços suspensos

· Atendimentos e acompanhamentos à pacientes com
Sintomas Respiratórios;
· Consultas: Pré-Natal, Puerpério e Urgências
Ginecológicas;
· Vacinação de calendário Nacional;
· Consultas médicas a sintomáticos respiratórios;
· Coleta de Exames Laboratoriais;
· Teste do pezinho;
· Vistas domiciliares e institucionais de rotina;
· Consultas odontológicas;
· Coleta de citologia oncótica;
· Realização de Testes rápidos;
· Vistas domiciliares;
· Visitass institucionais;
· Consultas: Pré-natal, Puerpério e Urgências
Ginecológicas;
· Atendimentos eletivos: Fonoaudiologia, Fisioterapia,
nutrição, psicologia, acupuntura e educação física.

As outras oito UBSs de Ibiporã seguem abertas, porém, com alguns serviços suspensos. UBS Bom Pastor continua como referência para o atendimento às gestantes e urgências ginecológicas. Desde o início da pandemia, em março, o governo municipal vem reorganizando a rede de serviço a fim de proporcionar um melhor atendimento à população, sendo que esta organização está sujeito a ajustes decorrentes de situações ligadas a recursos humanos, materiais de consumo, equipamentos de proteção individual, estrutura física, localização dos estabelecimentos de saúde, orientações do Ministério da Saúde/ Estado e entre outros, além das modificações do cenário epidemiológico brasileiro e local.

Atendimentos a sintomáticos respiratórios

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão realizando a triagem rápida de sintomáticos respiratórios na porta de entrada. Entretanto, para evitar a disseminação do novo coronavírus, somente as unidades Dr. Mauro Feu Filgueiras (San Rafael), La Fontaine Correa da Costa (Agenor Barduco), Prefeito Mauro José Pierro (Taquara) e José Silva Sá (Pérola) realizam atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.

A UBS do Pérola (Rua João Barreto, 543) foi referenciada para atender somente os pacientes sintomáticos respiratórios com suspeita de Covid-19, além da realização dos exames laboratoriais relacionados à doença (teste rápido, swab).

UPA

A UPA fará o atendimento ao Covid-19 com os sinais de alerta (reaparecimento ou elevação da febre, lábios e extremidades arroxeadas, falta de ar, dor no peito, palpitação, confusão mental, muita sonolência, irritabilidade, queda da pressão). Caso necessário os pacientes poderão ser encaminhados conforme fluxo estabelecido pelo município, fundamentado em protocolos oficiais (Ministério da Saúde).

Hospital Cristo Rei

Em relação aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, o hospital atenderá moderado ou grave (considerar os sinais de alarme - reaparecimento ou elevação da febre, lábios e extremidades arroxeadas, falta de ar, dor no peito, palpitação, confusão mental, muita sonolência, irritabilidade, queda da pressão).

CALL CENTER (Disk-Coronavírus)

Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00 horas, de 2ª a 6ª feira.
Números de telefone: 3178-0314; 3178-0350; 3178-0351 e 3178-0363.
Estadual

Horário de funcionamento: 24 horas