Cultura e Turismo

Publicado em: 13/10/2020 19:27 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT

Biblioteca de Ibiporã retoma atendimento presencial, mas com agendamento

Biblioteca de Ibiporã retoma atendimento presencial, mas com agendamento odos os usuários devem usar máscara e higienizar as mãos com álcool gel

Revitalizada e reaberta recentemente pela Prefeitura Municipal em seu novo endereço (no prédio próprio, na Rua Primeiro de Maio, 200, esquina com a Rua José Bonifácio), a Biblioteca Pública de Ibiporã Irmã Benta Cinelli Fidelini retomará o atendimento ao público esta semana, seguindo as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde, para garantir a proteção dos usuários e funcionários. A biblioteca foi reaberta em julho deste ano, mas devido à pandemia os funcionários estavam trabalhando em regime interno, na organização dos acervos, informatização do sistema de busca de títulos e nas adequações e modificações do mobiliário e equipamentos de informática.

Uma das novidades na reabertura serão 250 novos títulos (foto) que foram adquiridos recentemente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A retomada do atendimento presencial seguirá protocolos de segurança.

SERVIÇOS DISPONÌVEIS

Estarão disponíveis os serviços listados abaixo, porém o atendimento será somente com agendamento prévio ou nos casos em que não houver ninguém agendado no horário:

• Empréstimo: o usuário deverá solicitar reserva do material pelo telefone 3178-0202 com agendamento de horário para a retirada. Acesse da sua casa os títulos do acervo (o link do catálogo geral é 189.76.192.100/pergamum/biblioteca/index.php) para solicitar o livro para empréstimo;
  • Devolução: o usuário deverá preferencialmente agendar horário por telefone;
  • Uso de computadores: agendamento prévio por telefone (3178-0202), pelo período máximo de 1h (uma hora) diária;
  • Estudo: Deverá ser agendado o horário, permitindo-se até 2 (duas) pessoas por período.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO E CADASTRO

• O horário de atendimento será por agendamento telefônico (ligar para 3178-0202), das 8h às 18h;
  • O processo de empréstimo e devolução de livros e o cadastro passará a ser totalmente informatizado.
  • Documentos para realização do cadastro na biblioteca:  CPF, RG ou certidão nascimento (caso não tenha RG) e comprovante de residência. Se for menor de idade, retirar o formulário de autorização ou vir acompanhado do responsável com os documentos exigidos.

MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS

• Todos os usuários devem usar máscara e higienizar as mãos com álcool gel (a biblioteca disponibilizará para os usuários um dispenser);
  • Manter a distância de segurança recomendada (2m) ;
  • Não será permitido o acesso e permanência do usuário nos acervos;
  • Todas as vezes que os funcionários fizerem um atendimento deverão fazer higienização com álcool gel
  • Os livros devolvidos ficarão em quarentena por uma semana; após esse período o livro é recolocado na estante.