Meio Ambiente

Publicado em: 19/11/2020 15:35 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas de ipê

Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas de ipê Munícipe Takeshi Kawata ajudou no plantio das mudas de ipê

As praças Pio XII, na área central, e do Jardim Canaã, ganharam novas mudas de ipê nesta segunda-feira (21), data em que se celebra o Dia da Árvore. A ação simbólica foi promovida pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA).

Na Praça Pio XII, servidores da SAAMA plantaram uma muda de ipê amarelo e duas de ipê rosa. Já a praça do Jardim Canãa recebeu duas mudas de ipê amarelo.  Até o final do ano, a SAAMA pretende plantar mais de 200 mudas de árvores, entre arborização e nativas.  Segundo a SAAMA, mais de três mil mudas de árvores foram plantas em Ibiporã nos últimos três anos.

Estudos revelam que a presença das árvores nas cidades interfere no lado emocional do homem, podendo atenuar o sentimento de bem-estar. Pelo fato de possuírem uma enorme diversidade de formas, cores e tonalidades, as várias espécies de árvores proporcionam sensações de bem-estar, felicidade e alegria. Bem localizadas, as árvores organizam os espaços urbanos e, por sua magnitude, transformam-se em pontos de referência a movimentação humana.

Existem inúmeras funções que as árvores podem ter em um ambiente urbano. Dentre elas, as mais comuns são: diminuição de manutenções na conservação do asfalto, o que gera uma economia nos gastos públicos; produção de sombras durante períodos de forte insolação; facilitar a infiltração de água no solo; embelezamento do local; atenuam a temperatura; filtra os ruídos causados pela poluição sonora; proteção ao reduzir a velocidade dos ventos; purificam o ar, atuando como filtros de poeiras, gases e partículas poluidoras; conservam a umidade ar e do solo, entre muitos outros benefícios.

Solicitação de Mudas para Arborização Urbana:

Para realizar a solicitação o requerente deve comparecer a SAAMA (localizada na Prefeitura Municipal de Ibiporã) munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde será realizado o plantio da muda. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: 3178-8400.

Guia de Arborização Urbana

Quer saber quais são as espécies de árvores mais adequadas para as vias públicas, os cuidados e procedimentos técnicos apropriados para o plantio, dentre outras orientações? Acesse o Guia de Arborização Urbana disponível no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã: www.ibipora.pr.gov.br