Finanças

Publicado em: 17/12/2020 18:47 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura de Ibiporã efetua pagamento integral do 13º salário

O Município de Ibiporã efetuou na última quarta-feira (16) o pagamento integral do 13º salário para 2.175 servidores públicos (ativos, aposentados e pensionistas) da Prefeitura e Instituto de Previdência de Ibiporã (Ibiprev), representante o valor líquido de mais de R$6 milhões. Segundo a secretaria municipal de Finanças, o salário de dezembro já está sendo programado para ser depositado possivelmente no dia 29 deste mês.

Somando a folha de pagamento deste mês e a gratificação natalina, a Prefeitura garantirá uma injeção de cerca de R$11 milhões na economia de Ibiporã. “Além de valorizar o trabalho dos servidores municipais, trata-se de um recurso extra que movimenta o comércio neste final de ano, auxiliando na recuperação das perdas sofridas ao longo de 2020 devido à pandemia da Covid-19”, comenta o secretário de Finanças, Edson Gomes.

O prefeito João Coloniezi ressalta que desde 2017 a gratificação natalina nunca deixou de ser paga, além dos salários dos servidores estarem rigorosamente em dia, e sendo depositados dentro do mês trabalhado. “Este ano de crise econômica, pandêmica, a administração precisou fazer um esforço fiscal ainda maior para honrar os seus compromissos com os servidores e prosseguir com os investimentos em obras e serviços à população”, enfatiza o prefeito.

Conhecida como décimo terceiro salário, a gratificação de Natal foi instituída no Brasil em 1.962, pela Lei 4.090, e garante ao trabalhador o recebimento de valor correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Isto é, pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.