TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 27/01/2021 17:57 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

UPA ganha Centro de Triagem para atendimento de suspeitos de Covid-19

Tenda para triagem de pacientes sintomáticos respiratórios funciona com médico e equipe de enfermagem 24 horas por dia, sete dias por semana

UPA ganha Centro de Triagem para atendimento de suspeitos de Covid-19
Divulgação/NCS/PMI

Dando continuidade ao Plano de Contingência contra a Covid-19 em Ibiporã, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27) uma tenda externa, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está funcionando como Centro de Triagem da população com sintomas gripais, separando assim, pacientes comuns (urgência e emergência), dos pacientes suspeitos de Covid-19.

O objetivo é reforçar e acelerar o atendimento a pacientes com sintomatologia respiratória, em função da Covid-19. O Centro de Triagem funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A estrutura conta com uma sala para triagem e classificação, poltronas para atendimentos e medicação e leitos de emergência. O atendimento é realizado por um médico e uma equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Pacientes com sintomas respiratórios mais graves, que necessitarem de exames de raio-x ou outros encaminhamentos são atendidos na própria UPA. A unidade possui quatro respiradores pulmonares, aparelhos considerados essenciais no tratamento dos casos mais graves da doença, pois a ventilação mecânica ajuda a suprir a carência de oxigênio no corpo e apoia a recuperação de modo geral do paciente.

Além da UPA, o Hospital Cristo Rei e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola (segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas), são as unidades de referência em Ibiporã para o atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios.