Publicado em: 31/01/2021 12:54 | Fonte/Agência: NCS/PMI

No Dia Internacional da Paz e da Não-Violência (30), o Living Peace saudou a gestão e registrou: “Uma ocasião para renovar o próprio caminho para a paz e refletir sobre as formas de o alcançar

Prefeitura de Ibiporã recebe cumprimentos do projeto internacional de educação para a paz, Living Peace O Projeto de Educação para Paz, Living Peace teve origem no Egito, em 2011, a partir da atuação do professor uruguaio, Carlos Palma.
Divulgação: Living Peace International

Living Peace International registrou os agradecimentos pela implementação, já histórica em Ibiporã de ações por meio dos instrumentos pedagógicos, para a transmissão da cultura de paz na cidade aos seus cidadãos, nas escolas e demais grupos.

Além de ações educativas teóricas e práticas, um dos principais símbolos, presentes em local público e de acesso fácil a todo cidadão, é o “Grande Dado da Paz”. O monumento está na Praça Pio XII, desde 2016 e é motivo de alegria para a cidade e para a grande rede mundial Living Peace de propagação da paz, de seus frutos e suas iniciativas.

30 de janeiro, foi uma iniciativa de Llorenç Vidal Vidal, em 1963 e reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, em 1993, como Dia Internacional da Paz e da Não-Violência. A carta ainda valorizou esta data com o nome e a ação de vida de Llorenç e também, de Mahatma Gandhi, um dos maiores defensores da paz, não-violência, justiça e tolerância entre os povos.

“O Living Peace tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida.

Objetivos Específicos

• Desenvolver uma boa prática pedagógica que possa ser utilizada em diferentes lugares e contextos;
  • Desenvolver as competências de cidadania ativa e democrática, através da valorização de uma educação intercultural e para a paz;
  • Ampliar a consciência dos próprios direitos e deveres;
  • Desenvolver o respeito às diferenças e o diálogo entre as culturas;
  • Ampliar a capacidade de trabalhar em grupo, planejar e agir juntos;
  • Potencializar as habilidades criativas e melhorar a aprendizagem;
  • Melhorar as relações entre educadores e educandos e adquirir comportamentos sociais.

O projeto destina-se de modo particular ao mundo da escola e grupos juvenis, mas é aplicado também em outras expressões da sociedade (grupos artísticos, hospitais, organizações não governamentais, empresas, etc) de diferentes culturas e religiões, nos 5 continentes.”

Confira a carta enviada ao prefeito e à sua equipe:

“Vossa cidade tem sido parceira para o desenvolvimento da rede mundial Living Peace através do Dado da Paz, um dos instrumentos pedagógicos utilizados para levar a cultura de Paz a muitas escolas, grupos e catequeses. Agradecemos pelo vosso empenho pela paz e queremos continuar contando com vosso precioso apoio. O "Grande Dado da Paz" colocado na praça próximo a Igreja Matriz da vossa cidade em 2016, tem testemunhado a todos que passam por ali que a paz é possível.

A data comemorativa do dia 30 de janeiro nasceu por iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol, Llorenç Vidal Vidal. Criada em 1964, reconhecida pela UNESCO em 1993, pretende chamar a atenção dos políticos, governadores, pais, educadores e professores para a necessidade de uma formação contínua sobre a não-violência e Paz; é necessário educar em solidariedade e respeito pelos outros "porque as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da Paz devem ser construídas" (Constituição da UNESCO, 1945).

A escolha da data de 30 de janeiro não é por acaso, mas coincide com o aniversário do assassinato de um dos maiores defensores da paz, não-violência, justiça e tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.

O dia 30 de janeiro pode ser uma ocasião para renovar o próprio caminho/compromisso para a paz e refletir sobre o seu significado e formas de o alcançar.

Convidamos-vos para participar juntamente com a sua equipe, a participar nesta ocasião e também com a sua família. Grande obrigado por tudo!!!

Atenciosamente.

Equipe Living Peace International e Coordenadoras do projeto no Brasil."