Publicado em: 01/02/2021 19:54 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação/PMI

Secretaria de Educação divulga informações sobre retorno das atividades escolares

O comunicado foi publicado pela Secretaria nesta segunda-feira (01).

Divulgação/PMI

Informações sobre o retorno das atividades escolares no ano de 2021

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comunica que as atividades escolares na Rede Municipal retornarão na próxima quinta-feira, 04 de fevereiro, de maneira NÃO PRESENCIAL, onde os alunos retirarão, na escola, o material com as atividades e as realizarão em casa. Na sequência, elas serão devolvidas na escola, com data agendada para correção. O objetivo desta metodologia de ensino é manter o vínculo do aluno com o conteúdo científico formal trabalhado em sala de aula.

Assim, permaneceremos seguindo os protocolos de combate à COVID-19 e respeitando a vida.

Nos dias 04 e 05 de fevereiro (quinta e sexta-feira), as famílias deverão entregar nas escolas os materiais escolares dos alunos, sendo:

• Mínimo de 2 cadernos tipo brochurão;
  • 1 caderno de cartografia e 300 sulfites;
  • Os cadernos do ano anterior que não foram utilizados poderão ser reaproveitados.

Os materiais de uso individual (estojo, lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, apontador e borracha) devem ser deixados em casa enquanto as atividades forem não presenciais.

Nestes mesmos dias, as famílias receberão um cronograma das atividades referentes ao mês de fevereiro. O suporte aos pais ou responsáveis será disponibilizado por meio de aplicativo de transmissão de mensagens instantâneas WhatsApp Business e também em atendimentos presenciais pré-agendados. Haverá atendimento presencial para situações individualizadas de crianças em vulnerabilidade social e econômica ou com dificuldade de aprendizado ou, ainda, sem acesso à internet, entre outras situações específicas.

Para incrementar a metodologia de ensino a distância, em breve serão disponibilizadas videoaulas a serem gravadas por educadores e professores da Rede Municipal de Ensino. O conteúdo ficará disponível na página oficial da Secretaria Municipal de Educação - www.ibipora.pr.gov.br/educacao.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DAS ESCOLAS: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h /13h às 17h

Transferência

Conforme a Instrução Normativa 07/2020, inicialmente, a SME acolherá os requerimentos de transferência nos dias 1 a 5 de fevereiro apenas para os alunos oriundos de outras redes de ensino (outros municípios/países ou escolas particulares).

Para os requerimentos de transferência de alunos já matriculados em 2020 na rede municipal, será obedecida a seguinte organização:

a) Dia 08/02/2021 para solicitações de transferência de alunos matriculados no 1º ano;

b) Dia 09/02/2021 para solicitações de transferência de alunos matriculados no 2º ano;

c) Dia 10/02/2021 para solicitações de transferência de alunos matriculados no 3º ano;

d) Dia 11/02/2021 para solicitações de transferência de alunos matriculados no 4º ano;

e) Dia 12/02/2021 para solicitações de transferência de alunos matriculados no 5º ano

Segundo a instrução, caso o pedido de transferência seja deferido, a SME comunicará a instituição, que por sua vez entrará em contato com o responsável pelo aluno sobre a possibilidade da matrícula.

Já caso o pedido de transferência seja indeferido, a SME comunicará o responsável informando o motivo.

Calendário escolar

Conforme a Instrução Normativa nº 001, de 22 de janeiro de 2021, o calendário da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial terão 104 (cento e quatro) dias letivos no primeiro semestre e 96 (noventa e seis) dias letivos no segundo semestre, totalizando 200 (duzentos) dias letivos anuais.

Todas as modalidades de ensino deverão cumprir na íntegra as datas comuns a todas as atividades estipuladas no calendário para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e EJA e Educação Especial.

I - Início e término do 1º semestre para os alunos: 04 de fevereiro a 09 de julho;

II - Início e término do 2º semestre para os alunos: 21 de julho a 17 de dezembro.

Mais informações na Secretaria Municipal de Educação – 3178-0390/393