Saúde

 

Publicado em: 18/05/2021 18:20 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Mais de 600 cadastros validados de pessoas com comorbidades, portadores de deficiência, BPC e profissionais da educação

Em Ibiporã, quase 13 mil doses foram aplicadas, entre primeira e segunda. Município avançará na vacinação com a aprovação dos cadastros.

Whatsapp

 

Com o andamento da imunização dos grupos prioritários elencados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), Ibiporã já tem 19,49% de sua população imunizada, superando os 20%, ainda neste mês de maio. Caminhando de acordo com os quantitativos recebidos pela cidade e distribuídos pela 17ª Regional de Saúde a qual pertence, o município atende com a vacina agora, pessoas com comorbidades, portadores de deficiência, BPC e profissionais de educação, entre 55 e 59 anos, de acordo com as especificidades apresentadas na fase 1 desta etapa do PNI, após validados os cadastros previamente realizados através do site da Prefeitura Municipal. A ação foi divulgada anteriormente nos canais oficiais, imprensa local e carros de som, e já conta com 2274 cadastros. O cadastramento continua ativo através do www.ibipora.pr.gov.br, para aqueles que ainda não o efetuaram.  

As validações de mais de 600 cidadãos são resultados das análises realizadas pelo grupo de médicos que compõem o corpo clínico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que tem empenhado suas semanas no estudo de cada caso cadastrado - no caso do cidadão com comorbidade - atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com o prontuário disponível no sistema de saúde municipal, e/ou aqueles atendidos pela rede privada que disponibilizaram suas declarações e diagnósticos na UBS mais próxima de sua residência e que já estão sendo contatados. Aqueles que se enquadram nas especificações da primeira fase, realizaram o cadastro e ainda não foram contatados, receberão, ainda esta semana, via ligação ou SMS, a sua convocação. 

Em análise ao ranking da vacinação contra a COVID-19 do Governo do Estado do Paraná, os três municípios mais avançados na vacinação, são Diamante do Norte (14ª RS); São Jorge d’Oeste (09ª RS) e Kaloré (16ª RS), que superaram os 35% da população vacinada. Esses municípios possuem, em média, 4.511 habitantes. Dos municípios mais próximos, Ibiporã alcançará Apucarana, Arapongas e Rolândia, de média 21.85%, em percentual (proporcionalmente), ainda nestas próximas semanas de maio. A media geral entre as cidades da região metropolitana de Londrina é de 23.25%.  

Ibiporã caminha, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, imunizando os seus cidadãos e respeitando o Plano Nacional de Imunização.