Cultura e Turismo

 

Publicado em: 12/08/2021 13:50 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Cadevi doa órgão para Escola de Música da Secretaria de Cultura


Whatsapp

 

Cadevi doa órgão para Escola de Música da Secretaria de Cultura Luciano Betiate com Ivone Tirado, Ellen Rantin e o presidente do Cadevi, Osmar Rezende
FOTOS: Jaime Kaster

Com o objetivo de compartilhar e destinar para o ensino da música um instrumento que não vinha mais sendo utilizado pela entidade, o Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi), fez a doação de um órgão para a Escola de Música Ceforma, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), mantida pela Prefeitura e que ministra aulas gratuitas para a população de Ibiporã – com alunos de todas as idades.

O equipamento é um ógão Gambitt DX 180-R que havia sido doado ao Cadevi pela sra. Ivone Tirado, em 1990, para que fosse utilizado nas aulas de música para os deficientes visuais. “A música é muito importante para o desenvolvimento e expressão desses alunos, por isso quis presenteá-los com o instrumento”, disse Ivoninha, que também se dedica à área musical.

O órgão foi usado pela primeira aluna matriculada no Cadevi, Amélia Toshiko Oussaki Oliveira. Porém, como Amélia faleceu há alguns anos e ultimamente ele não vinha sendo utilizado, a direção resolveu doá-lo à Secretaria de Cultura, visando favorecer outros alunos da cidade.

Na semana passada, o presidente do Cadevi e da Apadevi, Osmar Neiva de Rezende, esteve na Secretaria acompanhado de Ivoninha Tirado e da diretora do Cadevi, Ellen Rantin, para fazer a doação do instrumento, que ficará na Ceforma. Osmar já havia presidido o Cadevi entre 1994 e 2002 e retornou à direção no ano passado. “Para nós é uma alegria muito grande ver esse órgão, que nos foi doado, sendo repassado para novos alunos aprenderem a boa música”, disse Osmar ao secretário de Cultura Luciano Betiate, que os recebeu na ocasião e agradeceu muito pelo gesto e pela contribuição ao acervo da Ceforma.


Imagens