Saúde

Publicado em: 20/09/2021 15:03 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Segundas doses disponíveis e a importância de recebê-las. Mais informações sobre o cadastro de adolescentes com comorbidades e deficiências permanentes

Divulgação/PMI

1. IMPORTÂNCIA DE RECEBER A 2ª DOSE

A vacinação contra COVID-19 é uma ação importante no controle da pandemia, juntamente com a manutenção das demais medidas preventivas. Contudo, para uma ação eficaz e segura, é importante que a população esteja com o esquema vacinal completo, conforme a orientação de cada fabricante. A eficácia comprovada pelos estudos realizados com as vacinas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar a imunização.

O intervalo recomendado entre a 1ª e 2ª dose é de 12 semanas (84 dias) para as vacinas dos Laboratórios Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer. O intervalo entre a entre a 1ª e 2ª dose da vacina do laboratório Butantan é de 25 dias. Se estiver com o esquema atrasado, faça seu agendamento o quanto antes.

Caso tenha apresentado resultado positivo para Covid-19 deve-se aguardar 30 dias para ser vacinado e o intervalo com outras vacinas é de 15 dias. Além da imunização completa, o uso de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e uso do álcool 70% é fundamental para diminuição de casos e óbitos.Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima para orientações.

QUEM JÁ PODE SER VACINADO?

• Pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas dos Laboratórios Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer até o dia 25/06/2021;
  • Pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas do Laboratório Butantan até o dia 22/08/2021.

2. VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE, COMORBIDADE, GESTANTES E PUÉRPERAS

A vacinação contra a COVID-19 para os adolescentes será realizada com a Vacina Pfizer e serão contemplados, neste momento, os adolescentes com deficiência permanente, comorbidade, gestantes e puérperas. As comorbidades e deficiências são as mesmas que foram delimitadas aos adultos (Quadro disponível no site da prefeitura).

Para os adolescentes com comorbidades e deficiência permanente que tiveram o cadastro aprovado, já está disponível para agendamento, com inicio da vacinação programado para o dia 22/09/2021.

Os adolescentes com comorbidades e deficiência permanente que ainda não estão com cadastro liberado devem seguir os passos a seguir:

• Atualizar o cadastro no sistema de vacinação, no site da prefeitura, incluindo o grupo “pessoas com comorbidades” e/ou “pessoas com deficiência permanente”;
  • Adolescentes que fazem acompanhamento nas unidades públicas de saúde terão seu cadastro validado pela equipe de saúde do município, e poderão realizar agendamento conforme a chegada de doses em Ibiporã;
  • Àqueles que fazem acompanhamento pela rede privada de saúde, deverão apresentar na Unidade de Saúde mais próxima da residência o formulário para atestado médico original (disponível no site da prefeitura), junto aos exames, receitas, relatório médico, prescrições médicas ou outros documentos quecomprovem a comorbidade. Os documentos serão avaliados e validados pela equipe médica responsável.

Será possível acompanhar o status do cadastramento no site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br).