Cultura e Turismo

 

Publicado em: 22/09/2021 10:12 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo | PMI

Ibiporã participa da 15ª Primavera dos Museus

Promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), programação em Ibiporã terá encontros online e visitas e atividades culturais na Casa de Artes e no Museu do Café

Whatsapp

 

Através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Ibiporã participa mais um ano da "Primavera dos Museus", ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o objetivo de divulgar as atividades, acervos e pesquisas das instituições culturais de todo o Brasil, em uma semana de intensa programação.

Neste ano, a 15ª edição da Primavera dos Museus acontece entre os dias 20 e 26 de setembro, norteada pelo tema "Museus: perdas e recomeços", convidando para a reflexão acerca da função e desafios do atual momento para museus e casas de memória.

Como espaços de convergência da experiência humana, sejam elas experiências sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro com a história e, como repositórios de experiências e emoções, podem ser também espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção.

Em nossa região, a participação nos programas nacionais promovidos pelo IBRAM, Semanas e Primaveras, reúne os museus das cidades de Cambé, Ibiporã, Rolândia e Londrina, SESC-Cadeião, além das IES (Instituição de Ensino Superior): Universidade Estadual de Londrina - UEL/Unati e Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL.

A programação de Ibiporã acontece até sexta-feira (24), com encontros online, exibição de filme no Cine Teatro e visitas e oficinas na Casa de Artes e no Museu do Café. Na segunda (20), ocorreu a exibição online do documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente” (2021), seguido de bate papo com o diretor do filme, Daniel da Silva, e o arquiteto, músico e amigo de Henrique Aragão, Marcos Pelisson. 

Já nesta terça-feira (21), foram realizadas aulas ao ar livre no Teatro Eutália Aragão, com os professores da Escola de Ballet de Ibiporã, explicando aos alunos de quatro turmas da Escola Municipal Carlos Guimarães, os princípios básicos do ballet. Em seguida, as crianças percorrerem os espaços da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, passeando pela área externa e interna – o ateliê (oficina) onde o artista Henrique de Aragão trabalhava, o teatro de arena, a galeria e o espaço das aulas de cerâmica (onde acompanharam a atividade das alunas) e de desenho.

Confira o restante da programação local e regional abaixo. Para as atividades online as inscrições devem ser feitas no link: unifil.br/eventos (com emissão de certificado). 

Para alguns eventos presenciais em Ibiporã ainda há vagas disponíveis. É necessário fazer a inscrição online (mais informações na programação).

 

22.09 - Quarta


14h00 às 15h10 - O Museu Histórico de Rolândia e uma perspectiva acerca das reinvenções trazidas pela pandemia do Covid-19 no âmbito cultural.

Sinopse: (1) Apresentação de vídeo com aspectos culturais: “Conheça Rolândia”. Breve reflexão a respeito da existência de pontos positivos da pandemia do COVID19 na área cultural. (2) Destaque para o artista rolandense Euzébio Denner: seu trabalho e suas perspectivas neste período de pandemia. (3) Exposição virtual que reúne diversos trabalhos com o tema “COVID 19”, sendo todos resultado da contrapartida da Lei Aldir Blanc. Os materiais expostos contribuem para imortalizar e definir esse momento histórico.

Realização: Museu Histórico de Rolândia


14h00 às 15h00 – Momento da cerâmica na Casa de Artes

Sinopse: Aula ao ar livre para 30 participantes do Grupo da ‘Melhor Idade’ (do CCI) com a professora Maria Aparecida dos Santos, do Curso de Artes da SMCT de Ibiporã, explicando a história da cerâmica e o passo a passo para a produção de uma peça até a queima no forno.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã/ Casa de Artes e Ofícios Paulo VI / Curso de Cerâmica

Local: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua 1º de Maio, 224 (Centro)


15h00 às 16h30 – Visita guiada pela área externa e interna da Casa de Artes - com o grupo do CCI e adultos.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã / Museu Histórico e de Artes de Ibiporã / Casa de Artes

Local: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua 1º de Maio, 224 (Centro)


15:20 às 17:00 - Apresentação do Projeto Viagem histórica pelos caminhos de Cambé.

Sinopse: Apresentação do Projeto Viagem Histórica pelos Caminhos de Cambé que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cambé, com as crianças do ensino fundamental 1 com objetivo de conscientizar e valorizar o patrimônio histórico da nossa gente,

Realização: Museu Histórico de Cambé
 

20h00 às 21h00 – Exibição ao público do documentário “Henrique de Aragão – um artista transcendente” (2021). Recepção no Cine Teatro com música e após o filme, visita à Casa de Artes, com uma apresentação ao ar livre, no Teatro Eutália.

Limite de público: 100 pessoas (restam 45 vagas) – inscrições pelo link:

https://forms.gle/N8NFNDx3scXLZDgN7

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli – Avenida Dom Pedro II, 368 (Centro)

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Casa de Artes / Museu Histórico e de Artes/  Produtores

 

23.09 - Quinta


14h00 às 15h10 – “Idas e Vindas: memórias da Antiga Rodoviária/Museu de Arte de Londrina”

Sinopse: Apresentação de vídeos documentários com relatos de idosos sobre suas vivências na edificação do Museu de Arte de Londrina/ Antiga Rodoviária, e bate papo.

Realização: Museu de Arte de Londrina


14:00 às 15:30 - Visita guiada ao Museu do Café, Casa de Artes e Igreja Matriz de Ibiporã

Grupo: 35 alunos e 5 professores do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí - PR (do Núcleo Regional de Cornélio Procópio/ Turmas: 6º e 8º ano - Diretora: Leda Koguishi Utiamada. Professor: Ricardo Domingues


14h00 às 14h30 – Museu do Café - Avenida Mário de Menezes, 1113 - Visita ao Museu, às antigas casas dos ferroviários, às exposições permanentes: "Café, Nossa História" e "Estação Ferroviária de Ibiporã"; exibição de filme com depoimentos de pioneiros (21 min).


14h30 às 15h20 – Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua Primeiro de Maio, 224 - Visita guiada pela Casa de Artes, o teatro de arena (onde haverá apresentação teatral), o ateliê onde Henrique Aragão trabalhava e a galeria das obras de arte. Exibição de vídeo sobre a Arquitetura e Arte na Igreja Matriz (12min), produzido pela SMCT.


15h30 às 15h45 – Igreja Matriz – Rua Primeiro de Maio, 350 - Visita guiada à Matriz de Ibiporã (Paróquia Nossa Senhora da Paz), que é repleta de obras de Henrique de Aragão.

Realização: Museu Histórico e de Artes (MHAI) / Museu do Café/ Curso de Teatro / Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã


15h20 às 17:20 - Exposição virtual de fotografias - lugares de Londrina

Sinopse: Exposição virtual tematizando lugares da cidade de Londrina, por meio de fotografias doadas por famílias da cidade, ao Museu Histórico. Essas fotografias compõem o acervo “Coleção Famílias”.

Realização - Museu Histórico de Londrina
 

24.09 – Sexta


10h às 11h - Assinatura de termo de doação de objeto

Sinopse: Assinatura do termo doação da réplica em miniatura da primeira igreja construída em Londrina, pelo Museu Histórico de Cambé ao Museu Histórico de Londrina.

Realização: Museu Histórico de Cambé e Museu Histórico Londrina.

Local: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss - R. Benjamin Constant, 900 - Centro, Londrina - PR


14h às 15h - Sesc Cadeião Cultural e Educação Patrimonial - Visita monitorada presencial

Sinopse: Integrando o patrimônio histórico e cultural da cidade de Londrina, o Cadeião Cultural é um espaço de muitas histórias e novos conhecimentos para projetos educativos e culturais, escolas e a comunidade.

Nesta visita monitorada, você irá conhecer a história do antigo cadeião e perceber as transformações do prédio.

Realização: Sesc Cadeião Cultural

Local: Sesc Cadeião Cultural - Rua Sergipe, nº 52, Londrina - PR


14h30 às 15h30 – Tarde com música no Museu do Café  (50 pessoas)

Sinopse: Apresentação para o Grupo da ‘Melhor Idade’ (do CCI), para professores e o público em geral na plataforma da Estação Ferroviária, com professores e alunos da Escola de Música Ceforma, da SMCT de Ibiporã, que irão tocar um repertório com música de época, MPB e samba. Em seguida, a esquete teatral "Cadê a Mala?", com alunos do Curso de Teatro da SMCT.

Faça sua inscrição para poder participar (restam 25 vagas), acessando o link: https://forms.gle/MKa9Mm4jPKH5S7qZ9

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Ceforma/ Museu do Café de Ibiporã

Local: Museu do Café de Ibiporã - Avenida Mário de Menezes, 1113 (Centro)


15h30 às 16h30 – Visita guiada no Museu do Café

Sinopse: Atendimento na área externa, passando pelas antigas casas dos ferroviários, a escultura do ‘Cristo Libertador’, a área interna do prédio da Estação de Ibiporã, tombado como Patrimônio Histórico Estadual. Na área interna, as exposições permanentes “Café, Nossa História” e “Estação Ferroviária”, o antigo bar da estação e o café do museu, onde foi desenvolvido em 2020 o projeto Cozinha do Pioneiro.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / MHAI / Museu do Café de Ibiporã/ MHAI

Local: Museu do Café de Ibiporã - Avenida Mário de Menezes, 1113 (Centro) 


15h10 às 16h10 - Sesc Cadeião Cultural Educação Patrimonial - Exposição “Sergipe”

Sinopse: Exposição mostra a transformação da Rua Sergipe ao longo dos anos e traz o olhar dos lojistas na atualidade.

 Realização: Sesc Cadeião Cultural, Museu Histórico de Londrina e Projeto Educação Patrimonial (Leandro Magalhães)

Local: Sesc Cadeião Cultural - Rua Sergipe, nº 52 - Centro, Londrina - PR

Atividades contínuas


Período completo: 20.09 a 24.09 - 8h às 18h

Exposição “Obras do Jardim do MAL”

Realização da Exposição “Obras do Jardim do MAL”, na Sede da Prefeitura de Londrina, com 5 esculturas que compõem a exposição permanente, tradicionalmente localizada no jardim do Museu de Arte de Londrina, permitindo que a população possa ter acesso à fruição dessas obras.

A Exposição “Obras do Jardim na PML” traz 5 esculturas de autoria de Caciporé Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado, Zanzal Mattar e Vanda Pepiliasco. Essas obras compõem o acervo do Museu de Arte de Londrina. A exposição conta também com um vídeo de 6 minutos que apresenta as obras e os/a artistas.

Realização: Museu de Arte de Londrina

Local: Sede da Prefeitura Municipal de Londrina - endereço: Avenida Duque de Caxias, 635 - Jd. Mazei II - CEP: 86015-901

Link do vídeo: www.youtube.com/watch?v=gu-7DLlrI14&t=14s


Imagens