Saúde

Publicado em: 29/09/2021 10:50 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Em Ibiporã, dose de reforço para idosos com mais de 70 anos, seis meses após sua segunda dose e para pessoas com alto grau de imunossupressão, estão sendo aplicadas

Seguindo as instruções do Ministério da Saúde, Ibiporã está reforçando a vacinação para determinados grupos, respeitando intervalos

Divulgação/PMI

Considerando que, a despeito da elevada cobertura vacinal com duas doses na população idosa, aqueles acima de 70 anos continuam sendo a faixa etária mais acometida das formas graves de COVID-19, com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações desta população, e que tanto os idosos, quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação.

Sendo assim, aos mais diversos tipos de imunizantes, o Ministério da Saúde optou por adotar a administração dose de reforço/adicional aos seguintes grupos e intervalos:

• Uma dose de reforço da vacina para os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada seis meses após a segunda dose (ou dose única), independente do imunizante aplicado.
  • Uma dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão, sendo a administração da dose indicada 28 dias após a última dose do esquema básico.
  • Condições que se enquadram em alto grau de imunossupressão:
  1. Imunodeficiência primária grave;
  2. Quimioterapia para câncer;
  3. Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  4. Pessoas vivendo com HIV/AIDS com CD4 < 200 céls/mm3;
  5. Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  6. VI. Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
  7. Pacientes em hemodiálise;
  8. VIII. Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
  9. Pacientes em hemodiálise;
  10. Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

A equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde está avaliando quais pacientes cadastrados no grupo “pessoas com comorbidade” - “imunocomprometidos” se enquadraram no grupo contemplado e que apresentam alguma dessas condições.

Aqueles que foram vacinados por idade ou outro grupo, e que se encontram dentro das especificações mencionadas acima, a secretaria de Saúde solicita que entreguem o documento comprobatório da condição na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida dos Estudantes, nº 351 - Centro), para que a equipe médica faça a avaliação e posterior liberação da vacinação, de acordo com o intervalo indicado.

Aos pacientes que acompanham a comorbidade na rede municipal de saúde, solicita-se a atualização do cadastro no sistema de agendamento.

Os pacientes que já estão aptos a receberem a vacina, tanto idosos com mais de 70 anos, de mais de seis meses da segunda dose, ou portadores de imunossupressão grave, estão sendo chamados pela equipe de saúde e a vacinação acontecerá na próxima quinta (30/09) e sexta (01/10).

Pacientes residentes em instituição de longa permanência e acamados começaram a ser vacinados no dia 22 de setembro por uma equipe volante.