Saúde

 

Publicado em: 28/10/2021 15:00 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Agendamento via UBS para terceira dose de pessoas de 68 anos ou mais e trabalhadores da saúde que atuam em Ibiporã, vacinados até 22/04, é liberado na cidade

O agendamento deve ser realizado na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, presencialmente ou por telefone. O número de vagas disponíveis é baseado no número de doses recebidas pelo município.

Whatsapp

 

Agendamento via UBS para terceira dose de pessoas de 68 anos ou mais e trabalhadores da saúde que atuam em Ibiporã, vacinados até 22/04, é liberado na cidade
Divulgação/PMI

Considerando que, a despeito da elevada cobertura vacinal com duas doses na população idosa, aqueles acima de 60 anos continuam sendo a faixa etária mais acometida das formas graves da COVID-19, com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações desta população, e que tanto os idosos, quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação, aos mais diversos tipos de imunizantes, e devido a exposição ocupacional dos trabalhadores de saúde, o Ministério da Saúde optou por adotar a administração da dose de reforço/adicional. 

COMO AGENDAR?

O agendamento é realizado exclusivamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, presencialmente ou por telefone. O número de vagas disponíveis é baseado no número de doses recebidas pelo município.

Importante estar atento sobre qual grupo, idade e data de referência (2ª dose/única) está apto para vacinação no momento, sendo esta informação atualizada com freqüência.

Telefones para agendamento:

Centro de Saúde

3178-0317 / 3178-0318

UBS Bom Pastor

3178-0330

UBS La Fontaine

3258-2781

UBS John Kennedy

3258-7632

UBS Pérola

3178-0236

UBS San Rafael

3178-0332

UBS Serraia

3178-0333

UBS Taquara do Reino

3268-6022

UBS Vila Esperança

3178-0334

 

DOSE DE REFORÇO PARA IDOSOS COM 60 ANOS E MAIS

Uma dose de reforço da vacina para idosos com 60 anos e mais, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Já está liberado o agendamento para pacientes com 68 anos e mais que receberam a 2ª dose ou dose única, até o dia 22/04/2021.

DOSE ADICIONAL PARA PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO

  • Uma dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão, sendo a administração da dose indicada 28 dias após a última dose do esquema básico. Condições que se enquadram em alto grau de imunossupressão:

I.   Imunodeficiência primária grave;

II.  Quimioterapia para câncer;

III. Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

IV. Pessoas vivendo com HIV/AIDS com CD4  < 200 céls/mm3;

V.  Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

VI. Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

VII. Pacientes em hemodiálise;

VIII.   Pacientes  com  doenças  imunomediadas  inflamatórias  crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);

A equipe médica da Secretaria de Saúde já está avaliando quais pacientes cadastrados no grupo “pessoas com comorbidade” - “imunocomprometidos” se enquadrarão no grupo contemplado para a dose adicional. Pacientes que apresentam alguma dessas condições, mas foram vacinados por idade ou outro grupo, solicitamos que entreguem documento comprobatório da condição na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida dos Estudantes, nº 351- Centro), para que a equipe médica faça a avaliação e liberação da vacinação, de acordo com o intervalo indicado. Aos pacientes que acompanham a comorbidade na rede municipal de saúde, solicitamos que atualizem o cadastro no sistema de agendamento. Após a liberação da dose adicional pela equipe médica, os pacientes são informados por telefone sobre a liberação do agendamento.

DOSE DE REFORÇO PARA TRABALHADORES DE SAÚDE

  • Uma dose de reforço da vacina para trabalhadores de saúde, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Nesta semana não é necessário agendamento para este grupo, podendo os trabalhadores de saúde procurar diretamente o Centro de Vacinação das 08h00 às 17h30 de segunda a sexta-feira, como os documentos pessoais e comprobatórios. Está liberada vacinação para os trabalhadores que receberam a 2ª dose ou dose única, até o dia 22/04/2021. A vacinação considera o município de trabalho.

Quem é considerado trabalhador de saúde:

  • Consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde, conforme previsto no Ofício-Circular nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021, e nº 156/2021/SVS/MS, de 11 de junho de 2021.
  • Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Além disso, incluem-se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.

DOCUMENTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS NO MOMENTO DA VACINAÇÃO:

  • Todos devem apresentar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS e caderneta de vacinas;
  • Trabalhadores da saúde devem apresentar COMPROVANTE DE VÍNCULO ATIVO NO MUNICÍPIO, sendo: cópia de contracheque, cópia de carteira de trabalho, cópia de contrato de trabalho ou declaração do empregador especificando a atividade que executa (original). Os documentos serão arquivados pela equipe de saúde.