Cultura e Turismo

 

Publicado em: 22/04/2022 19:31 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI e assessoria de imprensa Cia MalbArt

Conceituada companhia de arte apresenta espetáculo de dança que aborda importância da sustentabilidade, em Ibiporã


Whatsapp

 

Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, recebeu na última quarta-feira (27), o espetáculo (In)Sustentável. Concebido pela Cia MalbArt, de Curitiba, a obra de dança contemporânea aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais. O projeto ainda ofereceu duas oficinas de dança. A apresentação, assim como a participação nas oficinas, é gratuita.

O projeto ofereceu acessibilidade por meio de audiodescrição do espetáculo. Após a apresentação, aconteceu um bate-papo com o público com tradução em libras. A peça de dança contemporânea está em circulação pelo interior do Paraná e já passou por Castro, União da Vitória e Quedas do Iguaçu. As próximas paradas são Marialva, Jacarezinho e Palotina.

(In)Sustentável aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais. O bailarino Patrich Lorenzetti destaca que se trata de um tema pertinente e necessário, que precisa ser cada vez mais difundido. “A criação se deu a partir do incômodo que temos diante do descaso do poder público com a educação e incentivo da população em se responsabilizar por sua produção de lixo. O consumo excessivo e o descarte incorreto são coisas que precisam ser repensadas”, conta.

A peça foi pensada com a intenção de abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Através da dança contemporânea, são apresentados movimentos que contextualizam – por meio das respirações e ações viscerais – a luta dos animais que nascem em meio a uma nova realidade, cercados de lixo plástico que os deforma, intoxica e mata.

“Para a criação dos movimentos, partimos da nossa necessidade primordial que é a de respirar. Imaginamos-nos no lugar dos animais que sufocam com lixo, que se engasgam, que morrem por inanição, e criamos movimentos que partem da nossa necessidade de respirar um ar limpo e puro”, aponta Patrich.