Trânsito

Publicado em: 12/09/2022 15:27 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Em Ibiporã, mais de 1.600 infrações de trânsito foram registradas pelo Departamento Municipal de Trânsito nos últimos meses

Em patrulhamento pelas ruas, agentes tem registrado situações que se repetem no dia a dia, no centro e também nos bairros

Divulgação/Departamento de Trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Ibiporã registrou mais de 1.600 infrações cometidas pelos condutores nos últimos meses. Elas vão desde parada sobre faixa de pedestres, e nas vagas para deficientes e idosos sem a credencial; ao não uso do cinto de segurança durante a condução.

Em um ranking de irregularidades, as mais incidentes foram: estacionamento irregular, com mais de 580 infrações e condutor ou passageiro sem o uso do cinto de segurança, com 350 infrações. As outras mais de 600 infrações restantes dividem-se em transportar passageiro de maneira irregular ao CTB; ultrapassar em local proibido; não dar preferência; conduzir motocicleta sem capacete; usar celular ao volante; veiculo na contramão, entre outras.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os acidentes e demais situações adversas ocasionadas pelo desrespeito às leis de trânsito, a administração municipal, por meio do Departamento de Trânsito, buscou esta redação para comunicar que segue com campanhas de orientação, junto à Polícia Militar, solicitando ao cidadão a real observância e o respeito às Leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com dados, entre 2008 e 2018, o total de veículos no País passou de 37,1 milhões para 65,7 milhões, o que transformou a realidade dos centros urbanos e a urgente necessidade de mais atenção e cuidado, afinal, o espaço é compartilhado entre os automóveis e pedestres.

Pensando nisso, o intuito de apresentar ao cidadão a quantidade de infrações cometidas pelos motoristas em Ibiporã nos últimos seis meses, se dá justamente para sinalizar a essencialidade de, enquanto motoristas e também pedestres, nos atentarmos e nos reeducarmos no trânsito. Afinal, elas se transformam em multas que custam, ao bolso e à carteira do motorista, em média, para estes tipos de infração:

- Leve: 3 pontos na CNH e multa no valor de R$ 88,38;

- Média: 4 pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16;

- Grave: 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23;

- Gravíssima: 7 pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47; considerando ainda, para as gravíssimas, o fator multiplicador.

Tendo ciência dessas classificações, as infrações que lideram o ranking, em Ibiporã, de acordo com os dados apresentados pelo Departamento Municipal de Trânsito de Ibiporã são GRAVES E GRAVÍSSIMAS e as mais registradas em um grupo de mais de 20 descrições, são:

• DEIXAR O CONDUTOR DE USAR O CINTO DE SEGURANÇA;
  • ESTACIONAR EM DESACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO ESPECIFICADA PELA SINALIZAÇÃO;
  • DIRIGIR MANUSEANDO CELULAR;
  • ESTACIONAR EM VAGAS PARA IDOSOS E/OU DEFICIENTES SEM CREDENCIAL.

Estes são alguns poucos exemplos dos mais de 30 códigos de infração que foram registrados nos últimos meses em Ibiporã, e que compõem a estatística de autos por gravidade.

Desta forma, a direção do Departamento Municipal de Trânsito reiterou que permanece em patrulha e ação pelas ruas de Ibiporã – no centro e também nos bairros - e que conta com motoristas e pedestres para que, atentos, respeitem as sinalizações, as regras e que redobrem a atenção no dia a dia.

Sobre o tema, o prefeito José Maria Ferreira registrou: “nós precisamos, enquanto motoristas e pedestres, estarmos cientes e conscientes sobre a essencialidade de obedecermos a legislação de trânsito. O evitar dos acidentes se inicia pela conscientização, por meio da educação, respeitando todos os limites. Afinal, somos nós que fazemos um trânsito mais seguro, respeitoso e consciente.”

O diretor de Trânsito, Clovis Bordinoski comentou sobre as infrações: “este é um quantitativo preocupante. As mais de 1.600 infrações registradas pelos agentes no decorrer dos últimos meses demonstram que os nossos condutores precisam estar mais atentos ao CTB e o respeitarem com rigor. A equipe de agentes continuará em ação no centro e também nos bairros, pela segurança do cidadão e por um trânsito organizado e seguro para todos”.

Bordinoski ainda destacou que blitz seguirão sendo promovidas em parceria com a Polícia Militar em vários pontos da cidade, e relembrou que neste mês de setembro, vive-se também um período de conscientização por um trânsito mais seguro onde ações do departamento permanecerão ativas.