Geral

Publicado em: 16/12/2022 14:52 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

2º Grande Desfile de Natal de Ibiporã promovido pela administração traz novas encenações e irá às ruas nesta noite de sexta-feira (16)

O desfile natalino deste ano conta com a ilustre participação da Orquestra Sinfônica Arte e Vida, de Arapongas, sob regência do maestro Claudemir Trevisana e conta com cerca de 35 integrantes

Divulgação/PMI

Já foi iniciada a contagem regressiva para o 2º Desfile de Natal de Ibiporã queacontece amanhã (16) a partir das 20h. O espetáculo é o ponto alto da programação do Natal de Paz e Luz 2022, planejado e promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, outras secretarias municipais, e a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF).

O momento promete deixar todos maravilhados e trazer muita surpresa por todo trajeto, que sairá da rotatória próxima ao Banco do Brasil e finalizará na Caixa Econômica Federal, depois de percorrer parte da Avenida Paraná/Santos Dumont, levando o verdadeiro sentido do natalino numa noite de muitas luzes, cores e encanto, com destaque para os principais símbolos do Natal.

“Resgatarmos todos os anos o real significado do Natal, como família ibiporaense, nos renova a esperança, a confiança e a fé para o ano que se anuncia. Ibiporã celebra seus 75 anos neste 2022 e o Natal de Paz e Luz vem para consagrar um ano de desafios, mas de muitas conquistas. 2023 será contemplado também com várias realizações e como de costume, vamos celebrar juntos!”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.

Aproximadamente 500 pessoas devem compor do desfile, dentre elas, a participação de servidores municipais das secretarias de Assistência Social, Cultura e Turismo, Esportes, Educação, atletas, funcionários, voluntários e alunos da Escola de Formação e Cidadania (ESFORCI), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos dos cursos livres ofertados gratuitamente pela SMCT, e o grupo do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

“No ano passado esse desfile foi um sucesso. Então decidimos unir esforços e dar continuidade a algo tão especial na cidade, que em 2022 está completando 75 anos. Nossa população merece, e claro, tem muita gente envolvida para garantir que este evento seja lindo e fique registrado na memória dos cidadãos”, ressalta a coordenadora do Natal de Paz e Luz e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira.

O espetáculo contará a história do nascimento de Jesus, o Presépio Vivo, a Fábrica do Natal, representando o trabalho da APMIF na confecção da decoração natalina que enfeita a cidade; a magia dos presentes e o sonho do Velho Noel. Além de performances dos alunos dos cursos de Ballet e Teatro, com figurinos dos espetáculos apresentados neste final de ano – A Bela e a Fera e O Mágico de Oz, respectivamente.

NOVIDADE: Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”

Uma das novidades do desfile natalino deste ano é a participação da Orquestra Sinfônica Arte e Vida, de Arapongas. Sob a regência do maestro Claudemir Trevisan, a orquestra se apresentará com cerca de 35 integrantes, entre músicos voluntários, e alunos das oficinas de sopro, percussão e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas.

No repertório, clássicos da MPB como Anunciação, Disparada, Garota de Ipanema, Xodó, e canções natalinas com arranjos e adaptações da própria orquestra. A Orquestra Arte & Vida foi fundada em 2014 e tem o objetivo de formação, difusão musical e a formação de plateia, com manutenção dessas ações através de recursos oriundos da Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, integrando músicos e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro e cordas do Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas (PR). O Centro foi fundado em 2005 e atende hoje, mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas oficinas.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, enfatiza que o “Natal de Paz e Luz” 2022 possui um significado ainda mais especial devido à celebração de 75 anos de emancipação política de Ibiporã.