Saúde

Publicado em: 13/02/2023 09:18 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

LIRAa em 6,1% exige cuidados da população para combate à dengue, em Ibiporã

Alto índice para a presença do mosquito Aedes aegypti se dá pela presença de focos, a maioria deles, dentro das residências

LIRAa em 6,1% exige cuidados da população para combate à dengue, em Ibiporã
Núcleo de Comunicação Social/PMI

Este texto está sendo iniciado com reforço ao recado de que devemos combater a dengue por meio das ações básicas que devem ser lembradas sempre:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

O LIRAa, levantamento de índice de infestação do Aedes aegypti, realizado em Ibiporã, determina as ações que serão adotadas e os bairros onde há probabilidade de casos de dengue, classificados em baixo, médio e alto risco, conforme o número de focos do mosquito.

O primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado em Ibiporã,indicou altainfestação.O resultado de 6,1%, não satisfatório ecoloca o município em alto risco.

A secretaria de Saúde, Leiliane de Jesus ressalta a importância do cuidado e atenção nesta temática: “precisamos ter consciência que a dengue é extremamente perigosa, pode trazer risco a vida ou causar sérios problemas de saúde. Temos que pensar em dengue, chikungunya e zika vírus o ano todo, mas principalmente nesse período chuvoso,  que é o clima propício para proliferação do mosquito.”, alertou a secretaria.

AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

Foram vistoriados 1345 imóveis definidos pelo programa do LIRAa, que realiza sorteio aleatoriamente, onde foram encontrados focos positivos em vários pontos do município, sendo que 74,8% foram localizados dentro das residências, nos quintais e interior das casas, ressaltando que os principais focos estão em vasos/frascos com água, pratos, garrafas, geladeiras, bebedouros, lixos (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferro velhos, entulho e restos de construção.

A diretora de Vigilância em Saúde, Vanessa Luquini comunicou que o combate a dengue e outras arboviroses é realizado durante o ano todo pela equipe de saúde, em especial pelos agentes de endemias, ainda alertou: “a alta infestação, associada ao aumento de casos confirmados desde o inicio deste ano traz grande preocupação e as ações de campo tem se intensificado nas últimas semanas, especialmente nas áreas de maior risco. Além disto, estamos realizando uma atualização aos profissionais das unidades básicas de saúde, UPA e Hospitais, reforçando o manejo e atendimento correto aos casos suspeitos e confirmados de dengue”, concluiu Vanessa.

As ações de prevenção e combate à dengue são realizadas efetivamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o trabalho dos Agentes de Combate à Endemias, que realizam o mutirão de orientação e limpeza nos bairros, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras.

Estão sendo realizadas visitas e orientação nos bairros Jamil Sacca, Miguel Petri, Afonso Sarábia, Said Mustapha, Agenor Barduco, Kaluana e Azaleia, com previsão de retira dos materiais pelo mutirão, por meio da Secretaria de Obras a partir do dia 22 de fevereiro.

Os agentes também fazem a vistoria periódica em pontos estratégicos, como: ferros-velhos, oficinas, borracharias, reciclagens e outros. Nestes locais, o controle é feito a cada 15 dias. A visita dos agentes às residências é feita a cada 60 dias. A responsabilidade em conservar o imóvel livre de focos é do morador.

Estão sendo programadas ações mensais com parceira das duas secretarias, em todas as regiões da cidade, priorizando as áreas com maior infestação pelo Aedes aegypti.

A luta contra dengue exige a participação e a conscientização de toda a sociedade e a atenção deve ser redobrada em períodos chuvosos.