Meio Ambiente

Publicado em: 27/03/2023 10:41 | Fonte/Agência: Por Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente/PMI

Plantio de 146 novas árvores, já previsto em projeto, faz parte da ação de revitalização das avenidas Paraná e Santos Dumont

As novas árvores, em maior número, farão parte de uma arborização saudável que comporá a oferta de mais bem-estar e qualidade de vida para a família ibiporaense

Núcleo de Comunicação Social/PMI

A primeira fase para o início da obra de revitalização de calçadas, canteiros centrais e construções de três rotatórias, nas avenidas Paraná e Santos Dumont - projeto levantado, concebido e desenvolvido pela secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ibiporã - teve inicio na última sexta-feira (24) com a marcação das árvores que, após analise e laudo técnico da equipe da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), serão suprimidas para o plantio de outras, novas e saudáveis, já desenvolvidas.

Vale ressaltar que todas as árvores passaram por uma avaliação antes de serem marcadas e ao longo da obra, 84 árvores serão substituídas, somando-se ainda a outras 62 novas que serão plantadas. Ao todo serão 146 novas árvores ao logo das avenidas.

A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) realizou um grande trabalho ao longo dos últimos dias analisando de maneira técnica cada árvore plantada nas avenidas, que são de responsabilidade do município: “fizemos o levantamento das árvores e espécies que encontramos nas avenidas. Os laudos apresentaram as condições fitossanitárias de cada planta, o estudo nos mostraram alterações graves em algumas vegetações”, destacou a bióloga Andressa Paulo, da SAAMA.

Ainda de acordo com a bióloga as árvores que foram indicadas à remoção no passeio público encontram-se sem espaço para entrada de luz, o que ocasionou ainda o levantamento da calçada, sofreram várias podas drásticas - que levaram ao ataque de pragas tais como cupim e broca - algumas árvores ainda tiveram seu tronco queimado, apresentam sinais graves de apodrecimento no tronco, além daquelas que foram plantadas sem nenhum critério ambiental. Entre elas ainda estão as chamadas plantas exóticas invasoras, presentes na lista das espécies que precisam ser erradicadas dos municípios do Paraná, por estarem na lista da Portaria IAP nº59/2015. Registrou-se ainda a existência palmeiras com espinhos em suas folhas e por fim, três árvores em condições fitossanitárias, porém que haviam sido plantas em local impróprio e que prejudicavam a visão dos condutores, ocasionando situações de risco ao trânsito.

Após essa etapa do projeto, o cronograma estabelecido para a obra seguirá para a etapa da demolição e reconstrução com duas equipes simultaneamente, ou seja, sendo iniciado e já finalizado o trecho da obra executada, para evitar ao máximo o desconforto para a população.

O principal objetivo desta revitalização é oferecer um ambiente com arborização, maior número de árvores, modernidade e bem-estar nas principais avenidas da cidade, que atingem toda a extensão do município.