Saúde

 

Publicado em: 10/04/2023 18:22 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

ABRIL AZUL: administração promove ações para conscientização sobre o autismo

A administração ressalta a importância desta campanha e promove ações para a maior conscientização da população sobre o Autismo e os serviços oferecidos a toda população

Whatsapp

 

Instituído como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o dia 2 de abril foi, pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, dedicado à levar informações à população, no objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito.

 

O TEA, transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento,assim como todo o mês de abril que, também trabalhado pela administração, apresenta ações pelo diagnóstico e pelo incentivo ao respeito.

 

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS OFERECIDOS:

 

Entendendo a importância desta campanha a gestão segue trabalhando ao longo do mês e também durante todo o ano, com ações que conscientizem toda a população e serviços que acompanhem todos os processos, garantindo assim, o melhor atendimento para a família ibiporaense.

 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Irmã Anália dos Santos – CAPSi atende crianças e adolescentes com hipótese diagnostica de TEA por meio de terapias individuais, em grupo, atendimento fonoaudiológico, psiquiátrico, entre outros. Casos leves são encaminhados à Unidade Básica de Saúde.

 

Para dar entrada ao atendimento no CAPSi o responsável pode comparecer por demanda espontânea, munido de seus documentos pessoais e documentos da criança/adolescente.

 

O CAPSi está localizado à rua São Vicente de Paula, nº 215 – Telefones: 3178-0341 / 3178-0331.