Cultura e Turismo

 

Publicado em: 08/12/2023 15:27 | Fonte/Agência: Com informações da Paróquia Nossa Senhora da Paz, jornalista Pedro Marconi e Núcleo de Comunicação Social/PMI.

Somando às celebrações do Natal de Paz e Luz 2023, Paróquia Nossa Senhora da Paz completa 80 anos de história

Aniversário será comemorado com extensa programação e contará com show de Frei Zeca na Praça Pio XII

Whatsapp

 

Igreja interligada com a história de fé e o crescimento de Ibiporã, a Paróquia Nossa Senhora da Paz completa nesta sexta-feira (8) 80 anos de existência. A celebração do octogenário da primeira Matriz da cidade acontece com uma extensão programação para os fiéis e toda a comunidade. Na terça-feira (5) foi iniciada uma adoração ao Santíssimo Sacramento com 80 horas ininterruptas de duração. O término deste momento devotivo está marcado para a tarde desta sexta.

Já às 19h da sexta será celebrada a Missa dos 80 anos na Igreja. Na sequência terá o show do Frei Zeca na praça Pio XII, onde um palco foi montado. Natural de Sergipe, o frei também é comunicador há mais de 20 anos, evangelizando a Palavra de Deus por meio da música por todo o País.

No sábado (9), às 19h, será celebrada a Missa de lançamento do livro "A Paróquia da Terra Bonita", organizado pela professora e historiadora Angela Cecília Gomes de Souza. O livro retrata o início da construção da Igreja, as grandes festividades religiosas e até os dias atuais, com uma paróquia que segue vibrante e atuante.

No domingo (10), também às 19h, será celebrada a missa e entronização da imagem da Imaculada Conceição, primeiro título de Maria dedicado à paróquia. A gruta foi construída ao lado da Igreja. “A programação dos 80 está dissolvida no ano. Durante 2023 houve uma contínua programação. Estamos nesta semana vivendo a culminância do roteiro”, destacou o padre José Luís Primão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Entre as atividades realizadas ao longo do ano estão nove meses de novena à Padroeira e “pasteladas” para reforçar o convívio dos paroquianos, criar vínculos e reforçar o sentimento de pertencimento.

HISTÓRIA
A Paróquia Nossa Senhora da Paz foi fundada antes da emancipação da cidade, tendo como pioneiros os padres palotinos e a consolidação por meio dos sacerdotes missionários do Pime. A primeira igreja foi inaugurada em 1939, mas as missas já eram celebradas desde 1937. Quatro anos depois, em 1943, foi constituída a Paróquia da Imaculada Conceição, tendo o padre Vitoriano Valente como primeiro vigário. 

Com a pequena igreja de madeira já não comportando mais os fiéis, que foram se multiplicando conforme a cidade se desenvolvia, na década de 1950 decidiu-se pela edificação da nova Igreja.

A antiga, de madeira, permaneceu dentro da construção da nova, feita com o trabalho voluntário, até a finalização. Foi em 1955 que a paróquia passou a ter o nome de Nossa Senhora da Paz, com a Matriz deixando de pertencer à diocese de Jacarezinho para fazer parte da então recém-criada diocese de Londrina. A construção da nova igreja terminou em 1959, sob os cuidados dos padres Leone Gervasoni e José Zanelli. Em 1961 chegou a imagem de Nossa Senhora da Paz, vinda da Itália, data marcada por uma grande festa nas ruas de Ibiporã.