Saúde

Publicado em: 15/12/2023 17:41 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura de Ibiporã realiza entrega de Cadernetas de Saúde a 244 cidadãos no Centro de Convivência dos Idosos (CCI)

Promoção de ações que fortalecem os vínculos comunitários, promovem a saúde mental e física dos idosos, contribuindo para um envelhecimento ativo e participativo foram o tema principal

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, um gesto significativo de carinho e cuidado foi protagonizado pela Prefeitura de Ibiporã, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social. A entrega de cartilhas de saúde, desenvolvidas e colocadas em prática nesta parceria com o Governo do Paraná, foram entregues, naquela data, a 244 idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), neste comprometimento em proporcionar um envelhecimento saudável e assistido.

As cartilhas, denominadas Cadernetas de Saúde, têm como propósito acompanharem constantemente os idosos, tendo registrado nelas, informações pessoais, sociais e familiares, bem como condições de saúde, vacinas, medicamentos e hábitos de vida. Esses registros não apenas documentam a trajetória de vida dos beneficiários, mas também desempenham um papel crucial na identificação de possíveis vulnerabilidades, permitindo a oferta de orientações específicas para o autocuidado.

O evento de entrega das Cadernetas de Saúde foi integrado à celebração natalina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, realizado no Centro de Convivência do Idosos - Abílio de Paula (CCI). O ambiente festivo foi palco não apenas para a distribuição das cadernetas, mas também para uma reflexão sobre um ano repleto de momentos memoráveis compartilhados entre os idosos, fruto das atividades gratuitas proporcionadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A ocasião especial reuniu os idosos em um clima de confraternização, onde não só a importância das Cadernetas de Saúde foi destacada, mas também a relevância das interações e atividades promovidas ao longo do ano.