Trabalho

Publicado em: 24/01/2024 14:45 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã celebra a inauguração da "IBI-INOVA" e impulsiona o empreendedorismo tecnológico

Ontem (23/1), Ibiporã comemorou a inauguração da "IBI-INOVA", sua mais recente incubadora e aceleradora de startups de base tecnológica. A Prefeitura de Ibiporã consolidou uma parceria estratégica com o IEL – Instituto Euvaldo Lodi, vinculado ao sistema FIEP, ao aportar um investimento significativo de R$ 207.241,00 para a implantação e gestão da incubadora no CTTI – Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã, estabelecendo um compromisso de 12 meses.

A cerimônia de abertura contou com discursos significativos do Executivo, Legislativo e autoridades regionais, incluindo representantes do IEL, Elines Machado da Silva Mainardes, da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, do SENAI Henry Cabral, e da Secretária Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcus Von Borstel.

Em seguida, uma palestra foi conduzida por João Pedro Germiniano, Analista Sênior de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, seguida pela apresentação da metodologia da incubadora de startups por Elines Machado da Silva Mainardes.

O evento culminou com uma visita ao espaço da IBI-INOVA, proporcionando a todos a oportunidade de testemunhar de perto um ambiente propício para o desenvolvimento de empresas, a geração de renda e o impulso ao crescimento econômico local.

As incubadoras e aceleradoras desempenham um papel crucial no apoio a empresas inovadoras, refletindo diretamente na criação de empregos, estímulo à inovação e contribuição para a diversificação da economia.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria estratégica com o SEBRAE Paraná, evidenciando o comprometimento da Prefeitura em fortalecer o Ecossistema de Inovação. O projeto teve início com um diagnóstico e planejamento estratégico, envolvendo autoridades locais e representantes da sociedade civil de Ibiporã, que analisaram as vocações, potencial e oportunidades do município.

Público-Alvo e Atração de Talentos: Ibiporã Rumo à Inovação Sustentável

O público-alvo da "IBI-INOVA" abrange estudantes, cientistas, empreendedores, empresas e a comunidade em geral interessada em desenvolver projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

A oferta de atendimento a esse público visa atrair e reter talentos no município, consolidando Ibiporã como um local atrativo para negócios e investimentos em tecnologia e inovação. Essa iniciativa coloca a cidade na rota do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o ecossistema empreendedor e consolidando Ibiporã como um polo de inovação na região.