Trabalho

Publicado em: 28/02/2024 17:57 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã firma parceria com SEBRAE para impulsionar inovação e empreendedorismo

Contrato entre a Prefeitura e o SEBRAE visa fortalecer ecossistema de inovação e estimular empreendedorismo local

Na última segunda-feira (26/2), no gabinete do executivo de Ibiporã, aconteceu a cerimônia oficial da assinatura da parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Por meio das secretarias de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Inovação, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Administração.

O contrato visa à condução de três importantes frentes: Administração/Licitação com a Implantação do Escritório de Compras; Agricultura com a continuidade da Grupo de Agricultores com orgânicos; Trabalho com a continuidade da condução da Gov. Inovação e aplicação das Trilhas de Inovação nos Colégios de Ensino Médio.

Por meio desta contratação, os alunos do ensino médio terão a oportunidade de conhecer e ter contato com as possibilidades de inovação tecnológica e de se reconhecerem como atores pertencentes ao ecossistema de inovação capazes de criar produtos, serviços ou processos de soluções para problemas reais e de promover o empreendedorismo local por meio da pesquisa e desenvolvimento.

Já o programa de desenvolvimento agrícola visa formar agricultores conscientes de sua responsabilidade social, oferecendo alimentos saudáveis e ecologicamente corretos para atender à demanda pública em diversos setores, como escolas, asilos, hospitais e creches, além de viabilizar o acesso de minorias sociais à alimentação digna.

Outra frente em destaque neste contrato é a implantação do Escritório de Compras, que proporcionará suporte ao programa COMPRA IBIPORÃ através do incentivo à participação de empresas locais nas compras públicas municipais. Este apoio é baseado no compromisso de promover medidas que fortaleçam o empreendedorismo local, por meio do processo de licitação municipal.

Nos últimos anos, o debate sobre a quarta revolução industrial tem se intensificado, com foco nos impactos da inovação tecnológica no desenvolvimento econômico. O empreendedorismo, influenciado por essa inovação, requer adaptação a modelos de negócio sustentáveis, que abracem tecnologias como a IA e a IoT. Para preparar os jovens para esse cenário, é fundamental incentivar a cultura de inovação desde cedo, ainda no ensino fundamental.

Em 2021, a Prefeitura de Ibiporã contratou o SEBRAE para elaborar um diagnóstico do Ecossistema de Inovação e um Planejamento Estratégico, visando impulsionar o empreendedorismo inovador e a competitividade empresarial. Esse planejamento incluiu a criação de uma Governança do Ecossistema de Inovação, baseada na colaboração entre governo, empresas e instituições de ensino, cuja condução será realizada pelo SEBRAE pelos próximos dois anos.

Por meio dessa parceria, os alunos do Ensino Médio terão a oportunidade de se envolver com a inovação tecnológica e o empreendedorismo local. Ao conhecerem e interagirem com essas áreas, serão estimulados a desenvolver soluções para problemas reais, promovendo assim o crescimento econômico sustentável da região.