Cultura e Turismo

Publicado em: 04/04/2024 16:00 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da secretaria de Cultura e Turismo

Selecionada pelo Ministério da Cultura, Ibiporã é destaque no Paraná e deve receber Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) na Zona Sul

Seleção realizada garante recursos para construção, equipagem e funcionamento do espaço dedicado ao desenvolvimento cultural na cidade

Estando entre 15 municípios do Paraná, Ibiporã foi selecionada pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber um Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) da Cultura. Foram disponibilizados 195 equipamentos culturais para 189 municípios, em 24 Unidades da Federação. O investimento é de R$ 390 milhões. Uma segunda chamada, com mais 105 vagas, deverá ser aberta nas próximas semanas, totalizando 300 unidades.

Os CEUs da Cultura são equipamentos de uso cultural e caráter comunitário construídos em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica. São compostos por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades inter-relacionadas à cultura. Os CEUs da Cultura estão entre as modalidades do Programa Territórios da Cultura, do MinC, e têm recursos assegurados no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal.

Em Ibiporã, a obra, no valor de R$2 milhões, será construída em um imóvel com dimensão de 4.199,51m², localizado em área institucional pertencente ao município, na Avenida Ibrahim Prudente da Silva, ao lado da Unidade Básica de Saúde La Fontaine Correa da Costa, no Conjunto Agenor Barduco, Zona Sul da cidade.

A estimativa é que a obra beneficie uma população de cerca de 15 mil pessoas concentradas em oito bairros, em especial crianças, adolescentes e jovens.A região que distaquatro quilômetros do centro recebeu vários investimentos públicos nos últimos anos, tais como instituições de ensino, UBS, ginásio de esportes, mas nenhum destinado à difusão cultural. A conquista do CEU é um marco importante na descentralização da Cultura deIbiporã em espaços integrados, democratizando o acesso como direito, o exercício da cidadania e a valorização da diversidade.

O Ministério da Cultura fornecerá um projeto de referência, que prevê um conjunto de módulos fixos, como biblioteca, salas multiuso e banheiros, e módulos eletivos de múltiplos usos, abrangendo cozinha comunitária, cineteatro, quadra policultural coberta, estúdio de gravação ou rádio comunitária, parque infantil, equipamento de ginástica e ateliê. Além disso, será fornecido apoio às atividades de mobilização para definição dos módulos eletivos junto à comunidade a ser beneficiada.

Com atividades culturais acessíveis, o espaço ajudará a melhorar a qualidade de vida e promover a coesão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.A gestão, manutenção, planejamento e o funcionamento do CEU de Ibiporãficarão a cargo da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.