Publicado em: 03/08/2010 15:41

Começa o Censo 2010 em Ibiporã

Começa o Censo 2010 em Ibiporã Começa o Censo 2010 em Ibiporã

Foi iniciado nesta segunda-feira (2) o Censo 2010 do IBGE em Ibiporã, que traçará um perfil completo da população do município, com indicadores sociais e econômicos que serão importante ferramenta para a formulação do planejamento e a definição das políticas públicas do município.

\"Como o IBGE nos fornecerá dados confiáveis, esse Censo será um instrumento fundamental para definirmos as nossas prioridades em cada região da cidade para os próximos anos nas áreas de saúde, educação, assistência social e tributação\", salientou o prefeito José Maria, que recebeu no gabinete parte da equipe que trabalhará no recenseamento no município.

De acordo com o coordenador da pesquisa em Ibiporã, Osmar Rodrigues de Oliveira, que já está há 35 anos no IBGE, 43 recenseadores percorrerão todos os bairros e a área rural da cidade, divididos em 54 setores. Ele esclareceu que este é o Censo completo, realizado em todo o Brasil nos anos terminados em zero. O último com essa amplitude foi em 2000. Os recenseadores, que estarão identificados com jaleco, crachá (com foto) e boné, passarão em todos os domicílios e farão uma série de perguntas, portando um \'palm-top\' que armazenará as informações.

O prefeito antecipou que, desde já, a administração municipal fará uma grande campanha para motivar os ibiporaenses a receberem bem o entrevistador e a prestarem corretamente as informações solicitadas. \"E é fundamental que todas as casas, sem exceção, sejam visitadas. Se, porventura, ficar alguém sem ser entrevistado, que ligue para um telefone que vamos informar para reclamar e os recenseadores irão até lá. Como estamos esperando que a contagem da população aponte 50 mil habitantes, se faltarem apenas 10 ou 20 pessoas para dar esse número, perderemos muitos em arrecadação para o município\", alertou José Maria.

Ele explica que se o Censo apontar Ibiporã com mais de 50 mil habitantes (a última contagem deu 45.378 pessoas, segundo o IBGE), Ibiporã entrará num novo patamar de recebimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com um aumento da receita anual em mais de R$ 2 milhões. Esse novo índice representaria um acréscimo de 10% na arrecadação com o FPM, afirmou o prefeito. \"Com isso teríamos mais recursos para investir em obras e nos serviços que a população necessita\", acrescentou.

A previsão é de que o Censo demore até três meses para ser concluído e, em dezembro, o IBGE espera dar a primeira parcial da população de Ibiporã. A Prefeitura fará, juntamente com uma comissão municipal de acompanhamento, um trabalho complementar para garantir que sejam de fato visitados todos os domicílios.

PREZADOR MORADOR:

Os recenseadores estarão devidamente identificados e trajados quando forem à sua casa. Mas se você tiver alguma dúvida quando aparecer alguém em sua residência identificando-se como do IBGE você pode ligar para 0800-7218181 ou (43) 3344-3212.