Publicado em: 16/08/2010 11:41

Preparando a volta às aulas

Preparando a volta às aulas Preparando a volta às aulas

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta e sexta-feira o Encontro Pedagógico em preparação para a volta às aulas no município, que acontece nesta segunda-feira, dia 16. O evento reuniu cerca de 400 professores e educadores de toda a rede municipal de ensino - escolas e centros de educação infantil.

Este ano, as férias de julho foram mais extensas (30 dias) em função do planejamento traçado pelas Secretarias de Educação e de Saúde para a prevenção da Gripe A, o que deu resultado. O Encontro Pedagógico aconteceu no Centro Pastoral Dom Pedro Zilli, anexo à Igreja Matriz, e na ocasião, o prefeito José Maria fez questão de agradecer ao pároco presente, o Pe. Giancarlo Vecchiato, pelo espaço cedido para a realização do evento.

Compuseram a mesa na abertura o prefeito, a primeira-dama Eliana Ferreira, o Pe. Vecchiato, a secretária de Educação, Miriam Medre Nóbrega, a diretora de Sistemas da Secretaria, Fátima Medri, o diretor de TI, Júnior Aliano e a vereadora Maria do Sindicato.

Em sua fala, o padre lembrou que \"a educação é uma prioridade em todos os governos, pois se não fosse, seria um governo falido\". E convidou os professores a educarem \"resgatando o orgulho e a vontade das crianças por aprender\". A secretária Miriam convocou todos, professores e diretores, a darem o melhor de si neste segundo semestre. \"Não temos um caminho diverso. O da Secretaria de Educação tem que ser o mesmo a ser seguido por todas as escolas para chegarmos no nosso objetivo\", disse Miriam.

Já o prefeito José Maria usou a analogia da \'Parábola dos Talentos\' mencionada pelo pároco, para dizer que \"temos que preparar os nossos talentos (os alunos)\". Cabe a cada professor aqui presente multiplicar esses talentos que temos na sala de aula. Temos que fazer igual aquele homem que recebeu 10 talentos e depois apresentou 20 ao seu senhorio\", afirmou.

José Maria enfatizou que uma das metas da atual administração é melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Ibiporã e que essa mudança passa pela maior atenção aos alunos, tarefa que cabe a todos.

E concluiu falando dos esforços da administração para construir duas novas escolas para dar mais conforto e melhores condições de ensino aos alunos, nos jardins San Rafael (Escola Alice Roma) e John Kennedy (Sebastião Luiz de Oliveira).

Os temas abordados

Dia 12 – Quinta-feira

“Relatos de ações da Secretaria Municipal de Educação no 1º semestre/2010 e informes sobre ações para o 2º Semestre – Secretária Miriam Medre Nóbrega (SME - Ibiporã).

“A contribuição da Sociologia da Educação, da Gestão Escolar e da Didática para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” - Profs. Ariovaldo dos Santos, Soraia El Kfouri Salerno e Cláudia Chueire de Oliveira (todos da UEL).

Dia 13 - Sexta-feira

“A teoria Vigotskiana: primeiras aproximações” - Profª. Francismara Neves de Oliveira (UEL).

“O Ensino de Arte na Educação Infantil e nos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Saber ou Fazer Arte ” - Profª. Alessandra Maria de Almeida Manhães (SEED/PR).

“O Ensino Fundamental de Nove Anos; questões políticas e pedagógicas” - Profª. Gilmara Lupion Moreno (UEL).

“A contribuição da Filosofia da Educação para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” - Profª. Márcia Bastos de Almeida (UEL).

“Ações e Avaliação do Projeto de Extensão UEL/Ibiporã” – Prof. Edmilson Lenardão (UEL).