Publicado em: 23/09/2010 16:39

DIA DA ÁRVORE - \'Precisamos plantar mais árvores\'

DIA DA ÁRVORE - \'Precisamos plantar mais árvores\' DIA DA ÁRVORE - \'Precisamos plantar mais árvores\'

\"Precisamos plantar mais árvores e cuidar das que temos, não destruir, não derrubar e não colocar fogo, porque as árvores têm uma função vital para o planeta. Elas seqüestram o carbono da atmosfera e ajudam a conter o aquecimento global\". A frase é do prefeito José Maria, dita aos alunos dos Colégios San Rafael e Olavo Bilac, no último dia 21, em evento de conscientização sobre o \'Dia da Árvore\', na praça do Jardim San Rafael, em Ibiporã.

O evento foi organizado em conjunto pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pela direção dos dois colégios e pela comunidade. A Prefeitura levou ao local mudas cultivadas no Viveiro Municipal para serem plantadas ao redor da praça, com o objetivo de melhorar a arborização, e também outras para a recuperação da mata ciliar do Córrego Irara, cuja nascente fica no San Rafael.

Estiveram presentes entre as autoridades, a diretora do Colégio San Rafael, Rosângela Ber, os professores Paulo Verlingue e Devanilde Arias (Olavo Bilac) e Silvio Ito (San Rafael), os diretores da associação de moradores do bairro, Antônio do Carmo, Pastor Wilson e Marcos Júnior, o secretário de Agricultura de Ibiporã, Carlos Henrique Frederico, o diretor de Meio Ambiente Diógenes Magri e a vereadora Maria do Sindicato.

Em sua fala, José Maria alertou também para o cuidado com os córregos que cortam a cidade, citando o Irara - que vem sendo alvo de sujeira e entulhos - e lembrou que córrego ao lado do CAIC, por exemplo, secou. \"É algo muito grave e essa situação precisa mudar. Depende de mim, das autoridades, mas principalmente de cada um de vocês que vão fazer o futuro\", afirmou.

A vereadora Maria do Sindicato lamentou as queimadas por toda a cidade e também na área rural, que prejudicam o clima e aumentam a temperatura nessa época do ano.

Já o secretário Carlos Henrique disse que o poder público está realizando ações importantes que visam \"garantir uma condição melhor para as gerações futuras em Ibiporã\". Uma delas é o programa Arvore Certa no Lugar Certo\", que, em parceria com alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Bilac, está aos poucos replantando árvores em locais onde elas caíram ou tiveram que ser retiradas após os vendavais do ano passado. \"Estamos fazendo uma ação bairro por bairro. As que precisam ser substituídas estamos retirando e plantando espécies adequadas à paisagem urbana\", informou.

Na parte da tarde, o secretário e sua equipe estiveram na Escola Rotary Club fazendo plantio e conscientizando alunos de 1ª à 4ª série sobre os cuidados com o meio ambiente, algo que se começa desde cedo, em casa, na família e também na escola