Segurança

 

Publicado em: 15/10/2010 11:04

Não dá mais para agüentar tanto vandalismo!


Whatsapp

 

Não dá mais para agüentar tanto vandalismo! Não dá mais para agüentar tanto vandalismo!

 

 

Alguns espaços públicos de Ibiporã, que servem para garantir o bem-estar da comunidade, estão sendo alvos da ação de alguns irresponsáveis que vêm depredando aquilo que é de todos e, por esse motivo, precisam ser denunciados pela comunidade para que estes fatos não voltem a ocorrer. Num período de apenas uma semana, entre a quarta-feira, dia 6, e hoje (dia 12), três locais foram danificados por vândalos, que protagonizaram cenas lamentáveis.

 

Biblioteca Cidadã

    A nova Biblioteca Cidadã, que fica na Rua Iguaçu, no Jardim Semprebom, amanheceu nesta quarta-feira com vários vidros quebrados por pedradas. "O que revolta a gente é que o prédio ainda nem foi inaugurado", lamenta o prefeito José Maria, que se empenhou para trazer a obra para Ibiporã - é um projeto do Governo do Estado.

   Do lado de fora do prédio se viam no chão pedras de todos os tamanhos e até tijolos que foram arremessados contra as janelas novas e deixaram 13 vidros quebrados. Do lado de dentro, os estilhaços e cacos eram o retrato da agressão ao patrimônio que é do povo. Um lugar que será usado justamente para educar e ensinar cultura aos jovens, crianças e adultos.

   "A Prefeitura, sozinha, não consegue cuidar de tudo. E necessário que a população também cuide do que é seu e denuncie os agressores. Afinal, se a maioria se calar, uma minoria mal-intencionada e perversa continuará a agir na nossa cidade", alertou José Maria.

   Nesta quarta de manhã, o engenheiro da Construtora Norma (executora da obra), Nelson Fernandes, fazia um levantamento do dano e informou que trocará os vidros quebrados. Já o gestor de patrimônio do Município, Alan Diego, informou que a Prefeitura passará a manter um vigia fixo no local até que cheguem os equipamentos e a Biblioteca comece a ser usada.

 

Banheiro da Praça Pio XII

   Assim como ocorreu no início deste ano, quando o banheiro feminino da Praça Pio XII - que recém havia sido inaugurado - foi depredado por marginais, na semana passada ele voltou a ser danificado e teve os metais sanitários furtados. Da primeira vez, os 'desocupados' destruíram a porta do WC e roubaram equipamentos hidráulicos.

 

 

WC da Praça Eugênio Sperandio

    Outro banheiro público, o da Praça Eugênio Sperandio, onde ficará o futuro terminal urbano, mal foi inaugurado e já sofreu estragos. Uma pessoa conseguiu entrar sem arrombar a porta e quebrou o vaso sanitário e uma grande pia de granito. O secretário municipal de Obras, Cláudio Buzeti registrou boletim de ocorrência na delegacia. São situações que deixam todos indignados, pois o Poder Público precisa depois gastar recursos que deveriam ser investidos em saúde, educação ou novas obras para ter que reparar esses danos. Vandalismo é crime previsto no Código Penal. Confira no quadro:

 

VANDALISMO É CRIME E DÁ CADEIA!


De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por dano ao patrimônio público. "A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além dos agravantes". O item III do artigo qualifica como crime "destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia (...) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista".