Publicado em: 25/01/2011 09:47

Adolescente: venha para o Projovem!

Adolescente: venha para o Projovem! Adolescente: venha para o Projovem!

Enquanto a maioria dos estudantes está em férias neste período do ano, um grupo de adolescentes está se capacitando por meio do Projovem Adolescente, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizado em Ibiporã pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a APMIF.

As orientadoras da turma são Kelly Fernanda Zacarias e Juliana Carvalho, que convidam os demais adolescentes de Ibiporã, com idade entre 15 e 17 anos, a entrarem no programa, pois ainda há vagas. As aulas estão sendo na Escola de Formação da APMIF.

\"Temos algumas vagas e os jovens que quiserem ainda podem ingressar. Peço ao pessoal que venha conhecer o programa e o método que utilizamos.\" relata Kelly.

No dia em que a reportagem foi conversar com os alunos, Kelly havia passado à turma uma palestra sobre \"empregabilidade\", baixada do Youtube, e na seqüência exibiu o filme \'O Diabo Veste Prada\', que aborda a relação entre patrão e empregado.

Juliana Carvalho acrescenta que o curso é interessante e que vale a pena os adolescentes saírem de casa para aproveitarem o conteúdo. \"O principal objetivo é a ressocialização e o despertar desses jovens para a vida e para a busca de uma profissão. Se não se prepararem desde já não terão espaço no mercado de trabalho.\"

DEPOIMENTOS DOS JOVENS

Entre os jovens que estão perseverando, Lucas Mendes, 16 anos, morador na Vila Esperança, disse que está no curso para ganhar mais conhecimento. Ele pretende ser fotógrafo. Rodrigo Henrique, 15, vem todos os dias da Taquara do Reino para aprender um pouco mais. \"Com certeza vamos sair daqui diferentes e mais preparados\", disse Rodrigo que sonha cursar Engenharia.

As irmãs Thais, 16 anos, e Tainara dos Santos, 15, da Vila Esperança, sonham ser, respectivamente, dentista e administradora de empresas. \"Sinto que aqui tenho muito mais interesse em aprender do que na escola normal. Acho que é por causa do conteúdo, que é mais prático\", diz Thais. Outro que está interessado no Projovem Adolescente é Elton Júnior, 15, morador do Jardim San Rafael e que projeta ser designer gráfico. \"É bom a gente fazer todo tipo de curso que aparece para se preparar para uma profissão\", afirma.