Publicado em: 01/02/2011 16:33 | Fonte/Agência: Folha de Londrina

Capacitação é porta de entrada para o mercado

O Sine Paraná preenche 54% das vagas de trabalho oferecidas. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, Eliete de Souza Vilela, do total de vagas não preenchidas, 30% deve-se a ausência de capacitação dos candidatos. As 70% restantes não são preenchidas porque o perfil das vagas não é atrativo ao empregado. No Paraná, durante o ano de 2010, das 421.923 vagas ofertadas, apenas 171.946 foram preenchidas. Na Regional de Curitiba, das 97.933 vagas disponíveis, apenas 11.855 profissionais conseguiram colocação. Na Regional de Londrina foram ofertadas 56.306 vagas em 2010 e apenas 14.745 foram preenchidas.

A capacitação foi a escolha de Tatiele Porelli Alencar para conquistar um emprego
. Mesmo sem ter nenhuma noção em costura, Tatiele optou por fazer o curso de Operadora de Máquinas de Costura Industrial, oferecido pelo Sine de Ibiporã. A rotina da jovem contava com trabalho de faxina pela manhã, escola a tarde e curso a noite. O esforço foi recompensado e antes mesmo de concluir o curso - que tem duração de três meses - ela já conseguiu seu primeiro emprego em uma indústria de confecções em Londrina.

Em oito meses de trabalho, a agora costureira conseguiu melhorar sua renda e, com apenas 17 anos, já consegue pagar as parcelas de um terreno que comprou. ''Não teria encontrado emprego sem o curso, muito menos de costureira. Coloquei aparelho nos dentes, pretendo fazer algum curso na área de secretariado e ainda estou juntando dinheiro. O curso foi uma porta que abriu para eu poder caminhar'', relata.

Ainda de acordo com o Sine, a maioria dos profissionais contratados no Estado possui entre 19 e 24 anos (32,19%) e 2º Grau completo (32,32%). Já o índice de profissionais contratados em 2010 que possui Ensino Superior completo é de apenas 2,38%.

O consultor empresarial Wellington Moreira afirma que o mercado procura candidatos com sólida formação. O consultor avalia que ter experiência em empresas diferentes é bom, mas o ideal é não abusar. ''O empresário tem medo de contratar alguém que não consegue se estabelecer em lugar nenhum'', argumenta. Outra orientação é de que os profissionais cultivem uma boa rede de relacionamentos. ''Não simplesmente conhecer pessoas, mas pessoas que conheçam minha capacidade profissional e que poderiam contar com meu trabalho'', esclarece.
(M.F.)