Publicado em: 10/02/2011 15:34

Apresentação dos Voluntários da Defesa Civil

Apresentação dos Voluntários da Defesa Civil Apresentação dos Voluntários da Defesa Civil

Eles terão a tarefa de ajudar nas ações de prevenção e defesa da vida quando forem requisitados.

Todos os municípios precisarão organizar a sua Defesa Civil local e Ibiporã já está se antecipando, com o objetivo de proteger a sua população e se preparar para eventuais situações em que necessite convocar voluntários. "A Defesa Civil é o olho da sociedade na prevenção e solução dos problemas que venham a afetá-la", afirma o secretário da Comissão Municipal da Defesa Civil, (Comdec)  José Laurindo Petri, que é assessor de gabinete da Prefeitura.

A Comdec é presidida pelo prefeito municipal, José Maria, e tem como diretor de operações o subtenente Saul de Lima Brenzink, do Corpo de Bombeiros. Também fazem parte da Comdec a vice-prefeita Sandra Moya, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues (diretora do Núcleo da Comdec), o presidente do SAMAE, Nadir Bigati (diretor do Grupo de Atividades Fundamentais) e o presidente da ACEIBI, Vander Casagrande (diretor do Conselho de Entidades Não-Governamentais).

Estiveram presentes e também se comprometeram junto à Defesa Civil, o tenente Marcelo Barros do Nascimento, comandante da Polícia Militar em Ibiporã, os vereadores Maria do Sindicato, Professor Pauletti e Mari de Sá, vários secretários municipais e diretores, além de líderes comunitários. Fora as autoridades públicas, a Defesa Civil teve 68 pessoas da comunidade inscritas.

Após as palavras do prefeito José Maria, o subtenete Saul de Lima deu uma palestra sobre as atribuições e responsabilidades da Defesa Civil, que foi seguida do seguinte juramento dos novos voluntários.

PROPÓSITO DO VOLUNTÁRIO DA DEFESA CIVIL:

"Ao ingressar como voluntário da Defesa Civil, prometo, perante os pavilhões nacional, estadual e municipal e a sociedade civil, militar e religiosa, a regular minha conduta pelos preceitos da moral, obedecer às autoridades a que estiver subordinado, prestar serviços gratuitos em defesa e proteção da vida com saúde, segurança e bem-estar, sem distinção de idade, sexo, raça, credo ou posição social."

• As pessoas que quiserem colaborar como voluntárias da Defesa Civil podem entrar em contato com José Petri, pelo fone 3178-8442.