Publicado em: 28/02/2011 09:17

Secretaria do Trabalho

Secretaria do Trabalho Secretaria do Trabalho

Trabalhador, jovem e aposentado de Ibiporã: aproveite as oportunidades que a Prefeitura está oferecendo de cursos gratuitos que o preparam para o mercado de trabalho, para aumentar sua renda ou para um melhor convívio social.

Dois desses cursos serão oferecidos somente até este ano, por isso você não pode deixar passar essa oportunidade. Vá à Secretaria Municipal do Trabalho, na Agência do Trabalhador, faça a sua inscrição e começa já a se capacitar!

Um curso, que é o de Informática Básica (Windows, Word, Excel e Internet), começará nova turma neste dia 28/2, segunda-feira. Ainda há vagas. São 40 vagas a cada duas semanas e a última turma, iniciada dia 14/2, já encerra as aulas neste dia 25. O curso tem 40 horas/aula e faz parte do programa "Cidade Digital", que visa, neste caso, aproximar o cidadão comum das novas tecnologias que vêm sendo adotadas pela sociedade.

GRATUITO

"A cada duas semanas abrimos uma nova turma de informática, mas em junho esses cursos acabarão, pois terminará o convênio de cooperação que firmamos com a Seti (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) e com a Fundação Araucária. Então, a hora de aproveitar é agora", frisa a secretária municipal do Trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo. Ele lembra que o curso é gratuito e com a mesma qualidade dos oferecidos no mercado, que cobram em média uma taxa de R$ 30 por mês.

Através desse convênio, a Prefeitura não está precisando empregar recursos próprios. "Quem financia (a mantenedora) é a Fundação Araucária, que paga as apostilas, o salário dos instrutores e despesas com transporte, impressão de certificados, equipe administrativa e gestora", explica Lourdes. Em 2010, foram investidos mais de R$ 10 mil só com o pagamento de instrutores. "Isso só é viável graças às boas parcerias que estamos firmando", afirma a secretária.

COSTURA INDUSTRIAL

O curso de Costura Industrial também está com duas turmas iniciadas (de manhã e à noite) e há inscrições para outras duas, que começarão dia 9 de maio. Esse já é um curso mais profissionalizante, de 200 horas/aula, que qualifica 40 trabalhadores a cada período e será ofertado até novembro de 2011.

"Garantir a qualificação profissional do trabalhador é uma das principais metas da nossa gestão", salienta o prefeito José Maria. "Esta ação visa a inserção em novos postos de trabalho que estão sendo criados neste bom momento da economia do nosso município, tendo em vista a instalação de 18 indústrias no Condomínio Empresarial, que deverão gerar 1.200 empregos", complementa o prefeito.

De acordo com a secretária Lourdes, a qualificação abre novas oportunidades, contribui para aumentar a geração de renda e promove o desenvolvimento. "O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, tem pressa em encontrar essa mão-de-obra qualificada. E estamos buscando preparar os nossos cidadãos", finaliza.

Cursos com inscrições abertas:

1) Informática básica - manhã (8 às 12h)
início: 28/02
2) Informática básica - noite (18 às 22h)
início: 28/02

3) Operador de máquina de costura industrial - manhã (8 às 12h)
início: 09/5
4) Operador de máquina de costura industrial - noite (18 às 22h)
início: 09/5

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador, Av. Dom Pedro II, 294, ao lado da Praça Pio XII, levando CTPS, cópia de CPF ou RG e comprovante de residência atual (ser morador de Ibiporã).

Informações: 3178-0223, 3178-0224