SAMAE

 

Publicado em: 09/03/2011 14:33

Captação de água


Whatsapp

 

Captação de água Captação de água

       A qualidade da água do SAMAE de Ibiporã é considerada como referência entre as empresas de saneamento do país. Entretanto, ocasionalmente, acontecem alguns imprevistos como o que ocorreu no final de fevereiro, quando a Estação de Tratamento teve que interromper por cerca de duas horas o fornecimento de água a população.

      Como o verão é um período muito chuvoso, fato que pode ser visto na imprensa cotidiana onde ocorrem alagamentos, inundações e outras catástrofes pelo país, o nível de água elevou-se rapidamente no Ribeirão Jacutinga e a sujeira, como folhas e galhos, acabou por obstruir a bomba que capta a água para ser enviada a Estação de Tratamento o que ocasionou a interrupção na captação, e consequentemente, no fornecimento de água a população, durante um breve período de tempo.

      Segundo o coordenador da Estação de Tratamento de Água do SAMAE, Adilson Ribeiro, o trabalho realizado pela Estação é influenciado pelo clima, ou seja, no período de estiagem, a água do Ribeirão chega com baixa turbidez, com aparência menos turva (menos terra), porém, quando chove, esta água chega com alta turbidez, fazendo com que os operadores da Estação redobrem seus esforços para que a água tratada não falte e chegue sempre com a mesma qualidade aos consumidores que raramente enfrentam problemas no fornecimento como ocorre constantemente em outras cidades.

 

EXPLICAÇÃO TÉCNICA

      O coordenador explica que ao ocorrer interrupção no abastecimento, alguns dos minerais presentes naturalmente na água, como ferro e manganês, ficam depositados na rede de distribuição e quando o abastecimento é restabelecido, a alta turbulência da água faz com que esses minerais se desprendam e a deixe com um aspecto turvo, mesmo que ao sair da Estação de Tratamento a água esteja límpida, incolor e inodora, conforme os testes realizados de acordo com os padrões de portabilidade da Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde.

      Para evitar que essa água turva chegue às residências, as equipes do SAMAE precisam percorrer todas as regiões em que houve interrupção e realizar uma limpeza nas redes, o que foi realizado logo que o abastecimento foi restabelecido.

      Entretanto, alguns moradores perceberam que a água que receberam em suas torneiras parecia estar suja, mas logo que esses minerais desprendidos tenham se dissolvido e o encanamento esteja novamente limpo, o abastecimento voltou ao normal pouco tempo depois, afirmou o coordenador.

      Segundo o diretor de Saneamento do SAMAE, Valdir Merlo, esse fato é comum em cidades onde sempre ocorrem interrupções no fornecimento e por essa razão as pessoas falam que a água de determinado lugar é suja, quando na verdade esse aspecto só se apresenta devido à paralisação temporária no abastecimento. "Em Ibiporã, como é raro que haja interrupção na distribuição, é difícil ocorrer problemas com a turbidez da água como alguns moradores nos notificaram na última sexta-feira, mas o SAMAE apressou-se em sanar rapidamente a situação colocando todas as equipes em ação no final de semana para que a água continue sempre com a qualidade que fez a Autarquia ser reconhecida em todo país", afirmou o Diretor de Saneamento.

       A direção do SAMAE informa que, apesar da situação emergencial, todas as medidas foram tomadas de imediato neste caso isolado, tanto que a maior parte da população não ficou sequer sabendo desta breve interrupção e não teve problema algum em sua residência.