Publicado em: 11/03/2011 15:16

Reajuste salarial

O prefeito José Maria anunciou esta semana que pretende reajustar os salários dos agentes sanitários e dos agentes comunitários de saúde, por entender que o salário pago à categoria é baixo e também como um incentivo à classe, que atua no combate à dengue no município.

Seria também uma forma de compensar o adicional de insalubridade que a categoria deixou de receber a partir deste mês, após um laudo técnico feito por uma empresa especializada, que avaliou as condições de trabalho em vários locais da Prefeitura e a situação de cada categoria. O laudo concluiu que algumas funções não faziam jus ao adicional.

A empresa especializada foi contratada no ano passado pela Prefeitura - através de processo licitatório - a pedido do Sindicato dos Servidores Municipais de Ibiporã. "Havia um laudo feito em 2008, na administração passada, e o Sindicato nos solicitou que corrigíssemos 'algumas discrepâncias' que viam em relação a determinadas categorias' que não recebiam a salubridade", explicou o secretário municipal de Administração, José Aparecido de Abreu.

Como a administração não pode efetuar conduta diversa da que prescreve o laudo técnico, foi solicitada uma outra empresa para elaborar novo laudo.

A administração contratou então a empresa que elaborou novos laudos, publicados na semana passada. "Esses laudos, assinados por engenheiro do trabalho e por médico do trabalho, é que definiram as categorias e funções que teriam direito à insalubridade, e a dos agentes sanitários não está entre elas", explicou Abreu.

O salário dos agentes é de R$ 594,00 e os que trabalham com aplicação de inseticida com bomba costal têm direito a 10% de adicional de insalubridade.

REVISÃO DO PCCV

"Estamos trabalhando na revisão do PCCV (Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos), quando teremos a oportunidade de efetuar algumas correções, que no entender da administração estão defasadas em relação ao desempenho. Não é produtivo para a carreira ficar criando penduricalhos. Nós vamos estabelecer uma política de vencimento que seja mais satisfatória e dentro das possibilidades das finanças do município", anunciou o prefeito.