Publicado em: 24/03/2011 11:41

Ação conjunta entre as Secretarias do Trabalho e da Saúde

Ação conjunta entre as Secretarias do Trabalho e da Saúde Ação conjunta entre as Secretarias do Trabalho e da Saúde

É o que foi possível através de uma ação da Secretaria Municipal do Trabalho de Ibiporã, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Como as Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã (UBS) e o Centro de Saúde precisavam de lençóis para utilizar nas macas que recebem os pacientes, a secretária da pasta, Leilaine Furlaneto Rodrigues, solicitou à secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, que os alunos que freqüentam o Curso de Costura Industrial do Município pudessem costurar os lençóis.

O pedido foi prontamente atendido, já que daria uma finalidade aos artigos que necessariamente teriam de ser confeccionados pelos alunos do curso, nas aulas práticas no Laboratório de Costura Industrial do Centro de Qualificação Profissional (CQP), montado nesta gestão e mantido pela Prefeitura.

Futuramente, os alunos confeccionarão peças de uso dos pacientes para a Unidade de Pronto Atendimento da Saúde (UPA) e para o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ambos em fase de construção.

O curso de costura é profissionalizante (com 200 horas/aula) e foi implantado pela administração, com o objetivo de encaminhar os formandos para o mercado de trabalho ou para aumentarem a sua renda trabalhando como faccionistas ou costureiros autônomos.

"O curso é um sucesso. O emprego fica condicionado à aprendizagem dos alunos que, ao concluírem o curso, são encaminhados para testes nas empresas da região. Ficamos felizes de poder contribuir para a vida dessas pessoas", afirmou a secretária do Trabalho, Lourdes.