Publicado em: 22/06/2011 09:23

Prefeitura investe no esporte e constrói ginásio e quadras esportivas

Prefeitura investe no esporte e constrói ginásio e quadras esportivas Prefeitura investe no esporte e constrói ginásio e quadras esportivas

A Administração Municipal dará início à construção de um ginásio de esportes na região do Jardim Pérola e finalizou a licitação para a construção de mais duas quadras cobertas: uma no Jardim Éden e outra no Conjunto Afonso Sarábia.

Os recursos para as obras foram conquistados pela administração do prefeito José Maria e da vice Sandra Moya, após muitos projetos encaminhados ao governo federal e freqüentes contatos com lideranças políticas em Brasília.

GINÁSIO DE ESPORTES

A primeira obra é o ginásio de esportes do Jardim Pérola, que ficará atrás do posto de saúde e do centro comunitário. O espaço irá atender, além da população do Pérola, as Vilas Ribeiro e Eliane e os Jardins Pinheiro, Semprebom II e Eldorado.

A obra receberá um investimento de R$ 696.802,14 e será executada pela construtora Monasa Engenharia Civil Ltda. Ao assinar a homologação da licitação, o prefeito José Maria destacou a economia de aproximadamente R$ 77 mil que o Município teve no processo. O valor inicial previsto para a obra era próximo de R$ 774 mil.

O ginásio terá área de 1.453,97 m² e vem para ser o grande espaço da comunidade para a prática esportiva, realização de eventos e festas.

"Há tempo a comunidade vinha nos pedindo a reforma e a cobertura da quadra do bairro, que estava deteriorada. Trabalhamos muito para conseguir a liberação dos recursos e agora, em atendimento às necessidades dos moradores, vamos conseguir entregar essa obra", afirmou o prefeito.

De acordo com o presidente do bairro, Paulo Galvão, o pedido vinha há muitos anos. "Antigamente, a nossa quadra vivia lotada. Fazíamos aqui, todos os domingos, campeonatos com 12 times. Mas, há uns 7 ou 8 anos atrás o muro começou a desmoronar. Depois de muitos pedidos até mandaram arrumar, mas o muro caiu de novo após duas semanas da reforma e a quadra começou a ficar esquecida. As crianças tiveram que começar a utilizar a quadra da Escola Antonio Iglesias porque ficou tudo jogado às traças", lembra o presidente.

Agora Galvão comemorou a notícia da construção. "Depois que o Zé Maria se elegeu, a partir de 2009, ele já deu uma boa arrumada, trouxe novas bolas, pintou tudo, colocou as grades e, agora, teremos o nosso tão sonhado e esperado ginásio de esportes", agradeceu o presidente.

ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO

Para a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, todo equipamento público que vai para os bairros é um sinal de respeito aos cidadãos. "Esses espaços de interação são essenciais para as pessoas se socializarem e praticarem esportes no seu próprio bairro. Além do ganho com a prática da atividade física, a convivência entre os moradores favorece a cultura de paz nestes locais", disse Ana Cláudia.

BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS

Já a secretária municipal de Educação, Miriam Medre, destacou a importância dessas obras para as comunidades escolares que serão beneficiadas. A quadra do Jardim Éden, por exemplo, fica ao lado da Escola Municipal Almerinda do Nascimento. De manhã e à tarde as quadras poderão ser usadas pelos alunos nas aulas de Educação Física. À noite e nos finais de semana, ficarão à disposição da comunidade para prática esportiva.

"É ótimo ter quadras boas e cobertas para as aulas de Educação Física. A prática de esporte reflete positivamente no rendimento escolar do aluno", observa Miriam.

Para o estudante Maicon Sartório Lucati, a quadra do Jardim Éden será muito bem vinda. "Todo fim de tarde jogo bola aqui com os meus amigos, mas não há luz na quadra. E todos se machucam porque o chão está áspero. Quando chove, vira um lamaçal. Será a melhor coisa para confraternizações, para as crianças brincarem e para todos que gostam de atividades físicas", disse o estudante.

PROJETO MOVIMENTO

As quadras também melhorarão o atendimento da Secretaria Municipal de Esportes, através do Projeto Movimento. Atualmente, no Jardim Pérola e no Jardim Éden, as crianças realizam suas atividades sob o sol e o Conjunto Afonso Sarábia, que ainda não era atendido por não ter um espaço adequado para a prática esportiva, será contemplado com o início do Projeto Movimento.

"A construção do ginásio e das duas quadras cobertas trará grande benefícios à população local. A Secretaria de Esportes trará professores e aulas diversas. Estamos empolgados com o início do projeto em mais uma região de Ibiporã", afirmou o secretário de Esportes, Jayme Lino.

José Mário Nunes, presidente da Associação de Moradores dos Jardins Kaluana, Azaléia e região, também está empolgado com a construção da quadra. "É uma grande conquista para os moradores da região sul. Nossas crianças e também os adultos terão uma opção de lazer e recreação perto das suas casas", aprovou.