Publicado em: 08/07/2011 11:54

Câmeras de monitoramento em Ibiporã

Câmeras de monitoramento em Ibiporã Câmeras de monitoramento em Ibiporã

A ação é uma das primeiras medidas do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), que foi instalado em reunião no último dia 30, na Prefeitura.

Segundo o prefeito José Maria, este trabalho iniciou-se no segundo semestre de 2009, quando, juntamente com outros prefeitos da região, foi a Brasília a fim de buscar apoio do Ministério da Justiça para garantir maior segurança à região.

Em Ibiporã, serão dez câmeras no total, colocadas em pontos estratégicos e de grande movimentação de pedestres e veículos em Ibiporã. Por exemplo: nas avenidas Santos Dumont, Paraná, Souza Naves, Estudantes e 19 de Dezembro, na BR-369 na saída para Londrina, na rotatória central e em locais estratégicos de alguns bairros.

As câmeras serão adquiridas com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que dispõe de 92 ações diferentes para o País. O processo de licitação para a aquisição das câmeras já está em andamento e espera-se que empresas especializadas compareçam.

A central de videomonitoramento é um dos primeiros projetos do Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (CISMEL) e atenderá os dez municípios que integram o consórcio.

De acordo com o secretário executivo do CISMEL, José Laurindo Petri, cada um desses municípios contará com uma central de vigilância local, que receberá imagens das câmeras monitoradas pela Polícia Militar. E essas dez centrais municipais estarão interligadas a uma Central Regional em Londrina.

Dessa forma, se um delito for cometido em Ibiporã e os criminosos fugirem, a ação será transmitida a todas as outras centrais e acompanhada pelos outros municípios, o que facilitará a captura dos responsáveis.