Publicado em: 26/07/2011 12:04

Qualificação: caminho para o sucesso

Qualificação: caminho para o sucesso Qualificação: caminho para o sucesso

Os irmãos Geovane e Rodrigo Granado Dechechi, de 22 e 19 anos, de Ibiporã, são um exemplo de jovens que souberam agarrar a oportunidade oferecida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e dos seus parceiros, como os Governos Federal, Estadual, o Senai, o Senac e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Eles se inscreveram em cursos gratuitos promovidos pela administração municipal e realizados no Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura (CQP), levaram a sério as aulas e como demonstraram talento e dedicação, acabaram sendo convidados pelo professor do Senai de Londrina, Lucas Galdino, para aprofundar os estudos e fazer estágios em grandes indústrias.

Daí as portas do mercado de trabalho se abriram naturalmente para os dois: Geovane foi torneiro mecânico na Cacique Embalagens por dois anos e hoje é instrutor do Senai Londrina. Rodrigo está há um ano como estagiário na Cia. Cacique de Café Solúvel e está concluindo simultaneamente o Ensino Médio (no Colégio Engenheiro Beltrão - CEEBJA) e o Curso de Mecânica Industrial do Senai.

O exemplo dos irmãos Dechechi pode servir para os demais jovens de Ibiporã que sonham com uma profissão de sucesso e com bons salários no mercado de trabalho.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO

"Atualmente o mercado está carente de mão-de-obra qualificada, principalmente as nossas indústrias. Como detectamos essa necessidade, implantamos desde o início do nosso governo um grande programa de qualificação dos nossos trabalhadores, por meio de cursos profissionalizantes, para que os ibiporaenses possam ocupar essas vagas que hoje oferecem boa remuneração. Por isso eu digo a você, jovem: qualifique-se e aproveite as oportunidades que estão aí", enfatiza o prefeito José Maria.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, acrescenta que essa política de promoção dos trabalhadores visa melhorar o perfil dos jovens e adultos para que possam ter acesso às vagas ofertadas pelas empresas.

"Hoje as empresas exigem um curso concluído ou experiência anterior na função. Como muitas vezes o trabalhador não tem nenhum dos dois, não consegue passar numa entrevista. Por isso estamos nos desdobrando para qualificar esse pessoal o quanto antes", afirmou Lourdes.

Ela lembra que a atual administração já realizou 144 cursos (a maioria com recursos próprios) desde 2009. "Temos que ressaltar que muito desse sucesso foi possível graças às parcerias que buscamos com os governos federal e estadual, com o programa de gratuidade do Senai 'Caminho da Profissão' e também com o Senac e o CIEE de Londrina", afirmou Lourdes.

CURSOS REALIZADOS DE 2009 a 2011

TOTAL DE QUALIFICADOS

2035

JOVENS DE SUCESSO

O jovem Geovane Dechechi iniciou a trajetória da família fazendo o Curso de Metalmecânica do programa federal Juventude Cidadã, realizado pela Prefeitura. Depois foi para o Senai fazer Aprendizagem em Mecânica Industrial, passando por estágio e dois anos como funcionário da Cacique. Em 2010 representou Ibiporã e o Senai na Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro, na qual conquistou o 1º lugar. Seu irmão Rodrigo está seguindo o mesmo caminho: profissionalização e estudo. E ambos pretendem fazer também faculdade na área.

"Agradeço muito à Prefeitura e ao Senai pela oportunidade que deram aos meus filhos. A pessoa que ingressa nesses cursos adquire o bem mais precioso do mundo, que ninguém pode tomar: o conhecimento", agradeceu o pai, Mauro Dechechi.