Publicado em: 25/06/2009 13:00

Conferência traça planos da política para os próximos 10 anos

Conferência traça planos da política para os próximos 10 anos Conferência debate direitos da criança e do adolescente

O prefeito José Maria abriu no início da manhã desta quinta-feira (25/6) os trabalhos da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibiporã, que está sendo realizada no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), com discussões em torno do tema central “Construindo as diretrizes para a política voltada à criança e ao adolescente e o Plano Decenal (para os próximos 10 anos)”.
   A conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que elegerá na ocasião os seus representantes da sociedade civil para os próximos dois anos. Os representantes do poder público para o biênio 2009/2010 já foram nomeados pelo prefeito no início do ano.
   Após as boas-vindas do prefeito, que ressaltou a importância do processo participativo nas decisões e a necessidade de comprometimento de todos os setores com a causa da infância e da adolescência no município, a secretária municipal de Assistência Social e presidente do CMDCA, Carla Sabino Sanches, abriu os trabalhos.
   Ela agradeceu à presença de representantes dos vários setores: coordenadores das Escolas de Formação da APMIF, diretores de escolas e de Centros de Educação Infantil, de entidades religiosas, assistenciais e clubes de serviços, integrantes de Associações de Pais e Mestres, alunos dos projetos da APMIF e adolescentes da Câmara Mirim. Marcou presença ainda a vereadora Maricélia Soares de Sá.
   Na seqüência, o coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Luciano Betiate, iniciou a palestra principal da conferência, abordando “As diretrizes da Política Municipal de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plano Decenal”. Serão debatidos durante o dia cinco eixos temáticos e depois serão escolhidos os delegados de Ibiporã para a Conferência Regional, que será em Londrina, dia 21 de agosto.