Publicado em: 22/08/2011 16:22

Sandra Moya é recebida por ministros

Sandra Moya é recebida por ministros Sandra Moya é recebida por ministros

A vice-prefeita Sandra Moya esteve no início deste mês em Brasília em busca de recursos para obras e projetos em benefício da comunidade local e com o objetivo de também firmar a posição de proximidade que Ibiporã tem com o governo federal em razão da presença de dois ministros parceiros de Ibiporã no atual governo.

Um é o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que esteve no comando do Ministério do Planejamento nos últimos oito anos.

E recentemente a presidente Dilma Rousseff nomeou como ministra-chefe da Casa Civil a senadora Gleisi Hoffmann, amiga pessoal de Sandra Moya e que obteve uma grande votação em Ibiporã.

A vice-prefeita esteve na capital federal entre os dias 3 e 5 de agosto, foi recebida em quatro Ministérios e no Senado, acompanhada de assessores da Casa Civil.

Ela considerou a viagem muito produtiva. "É a primeira vez que fui recebida no Palácio do Planalto com a Gleisi na condição de ministra. Tive a oportunidade de conhecer todo o funcionamento da Casa Civil, que recebe as demandas de todos os outros Ministérios. Conversamos sobre educação e mais recursos para a saúde de Ibiporã. A novidade é que agora em setembro será aberto um edital para que Ibiporã possa se inscrever num programa federal para receber uma creche. Já o pedido relacionado à saúde foi visando viabilizar mais recursos para o nosso Programa Saúde da Família", relatou Sandra.

A vice-prefeita também foi a Brasília para acompanhar projetos que Ibiporã tem em várias áreas (como turismo, obras, saúde e esporte), por conta do livre trânsito ela e o prefeito José Maria têm junto ao governo federal.

No Ministério do Turismo, por exemplo, o objetivo foi pedir agilidade na tramitação de quatro projetos já aprovados para Ibiporã: construção de três rotatórias na área urbana, projeto de portais da cidade, de sinalização turística e do Centro de Informações Turísticas, que deverá ser construído próximo à Polícia Militar, na saída para Londrina.

INCLUSÃO DIGITAL NA SAÚDE

No Ministério das Comunicações, Sandra foi recebida pelo ministro Paulo Bernando e conversou com a nova secretária de Inclusão Digital da pasta, Lygia Puppato, que já é companheira de longa data de Ibiporã, pois foi a secretária de Ciência e Tecnologia do Paraná até o ano passado e garantiu muitos recursos para o município.

Lygia está desenvolvendo um projeto de Inclusão Digital para os municípios brasileiros e ambas falaram sobre as experiências que Ibiporã já iniciou na área, como as lousas eletrônicas nas salas de aula e os Telecentros de Informática (no Museu, no CQP e nas duas Bibliotecas Municipais), que oferecem internet gratuita à população.

"Conversamos sobre o encaminhamento do projeto de inclusão digital para as nossas unidades de saúde (a do Jardim San Rafael foi a primeira a se informatizar) e visando implementá-lo também em outras aéreas", contou Sandra.

3D PARA O CINEMA  DE IBIPORÃ

No Ministério da Cultura, a vice-prefeita conversou sobre a viabilização do projeto de aquisição de um equipamento para que o cinema de Ibiporã possa passar a exibir filmes em 3D. "Esta agora é uma das nossas prioridades, porque hoje muitos dos lançamentos que exibimos no nosso cinema estão vindo em 3D e queremos oferecer essa opção a mais ao nosso público de Ibiporã, que já se acostumou a assistir aos filmes no Cine Teatro", disse Sandra. Juntamente com o equipamento de 3D, ela tentará incluir nesse projeto uma mesa de som e luz digital para as apresentações artísticas em Ibiporã.