Tecnologia da Informação

Publicado em: 01/07/2009 17:45

Workshop Ibiporã Cidade Digital nesta sexta e sábado

Workshop Ibiporã Cidade Digital nesta sexta e sábado Workshop Ibiporã Cidade Digital nesta sexta e no sábado

A Prefeitura de Ibiporã, através do seu Departamento de Desenvolvimento Tecnológico (DTI), realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de julho, no Centro de Eventos Municipal, na Avenida 19 de Dezembro, o 1º Workshop Ibiporã Cidade Digital.

O objetivo do evento é estreitar as relações entre o cidadão e o mundo digital, levando conhecimento, informação e principalmente integrando a comunidade aos projetos e ações que vem sendo realizados pela Prefeitura de Ibiporã.

Haverá uma área de exposições, na qual serão mostrados parte dos projetos da Administração Municipal em andamento, tais como: a sala de aula com a “Lousa Eletrônica”, o Telecentro Comunitário de Informática e o Curso “Students to Business” - S2B, da Microsoft.

Haverá ainda diversos stands de parceiros e patrocinadores do evento e do curso S2B. Além do Departamento de Tecnologia da Informação, as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Agricultura, Trabalho e Indústria e Comércio também participarão do evento.

O diretor do DTI, Júnior Frederico Aliano, reforça o convite especial para o evento de sábado, às 15 horas, o “Seminário sobre o Projeto Ibiporã Cidade Digital”, no qual será aberto espaço para a comunidade debater sobre a inclusão digital.

O prefeito José Maria salientou que o workshop é outro importante passo que Administração está dando para que Ibiporã de fato se torne uma ‘cidade digital’. “Todo este investimento em tecnologia proporcionará inúmeras facilidades a toda população, como por exemplo, mais agilidade na marcação de consultas médicas, a possibilidade de os pais acompanharem a frequência e o rendimento escolar de seus filhos através da internet. E permitirá a implantação de um dos mais modernos sistemas de segurança pública através do monitoramento com câmeras de vídeo”.

José Maria comentou ainda que tornar Ibiporã uma cidade digital é um passo decisivo na atração de novas empresas e indústrias e consequentemente na geração de novos postos de trabalho para o ibiporaense.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.ibiporadigital.com.br. Confira o cronograma de atividades:

Sexta-feira, 03/7

08:00 – Solenidade de Abertura do evento (Autoridades, prefeitos ou representantes das Prefeituras da região da AMEPAR, parceiros, multiplicadores e convidados)

09:00 – Palestra - Apresentação dos projetos e programas que já estão acontecendo e ainda serão realizados pelo Departamento de Desenvolvimento Tecnológico de Ibiporã

Apresentação: Junior Frederico Aliano)

10:30 – Visitação aos stands – Abertura da feira à visitação pública.

13:45Palestra “Geoprocessamento como Ferramenta de Gestão Ambiental”
Palestrantes: Catia Andersen Casagrande, engenheira ambiental, e Fabrício Vergara Mota, gerente de geotecnologia

15:00 – Palestra – “Cultura de inovação no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico”

Palestrante: Rosi Sabino, mestre em Administração, coordenadora executiva da ADETEC (Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região).

Resumo descritivo - No contexto do desenvolvimento o tema INOVAÇÃO é tratado como uma atitude a ser adotada pelos diversos atores envolvidos nos processos de desenvolvimento econômico e social. Fatores culturais podem ser indutores dos processos de inovação como podem inibir. Ao trabalhar a cultura de inovação tem-se uma perspectiva apropriação pelos diversos atores e em diversos níveis dos conceitos e atitudes envolvidos no desenvolvimento sustentável. Trata-se portanto de incorporar a inovação nas ações, comportamentos e atitudes.

16:30 – Palestra - “Sony: A Internet Revolucionando o Monitoramento Urbano”

Palestrante: Ivandro Maciel Martins

17:30 – S2B – Feira de empregos e rodadas de entrevistas – apresentação dos formandos às empresas e parceiros.

20:00 – Cerimônia de formatura programa S2B. Lançamento oficial do programa “Aluno Monitor” (aberto à comunidade).

Sábado, 04/7

9:30 – Palestra – “Lançamento do programa Lousa Digital” – Gustavo - MS Tech

14:00 – Palestra – “Influência da internet no dia a dia – serviços on-line”  - Diógenes, da Viva Web Internet)

15:00 às 18 :00 – Seminário sobre o projeto Ibiporã Cidade Digital  – Tira dúvidas sobre os conceitos de cidade digital, inclusão digital, intercâmbio com a comunidade (Equipe do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico de Ibiporã).