Geral

Publicado em: 23/03/2023 17:55 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Descarte irregular de lixo suja a cidade, prejudica a população e diminui a qualidade de vida. Seja consciente!

Mutirões e fiscalização são realizados pela administração municipal para manter a cidade limpa, mas a conscientização da população é fundamental para uma cidade melhor de se viver

Cuidar e manter a cidade limpa são responsabilidades que exigem trabalho conjunto entre a administração municipal e toda a comunidade. Neste sentido, a conscientização da população é uma grande aliada da gestão na preservação da cidade.

Além do impacto visual, o lixo descartado de maneira irregular nas ruas prejudicadiretamente vários setores ambientais e financeiros, visto que os gastos públicos direcionados à limpeza urbana aumentam quando o descarte de lixo é realizado de maneira errada.

CASO RECENTE

A Prefeitura de Ibiporã por meio da Secretaria Municipal deAgricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) foi informada por meio de uma denúncia anônimasobre um despejo irregular de tambores contendo substância química de odor forte na Estrada das Abóboras, aproximadamente 1.600 metros do Morro do Guarani, na zona rural.

Em vistoria in loco no dia 28 de fevereiro de 2023 foi constatado o descarte
irregular de 21 (vinte e um) tambores contendo resíduo industrial, de forte odor ao pontode gerar dor de cabeça, semelhante a borra de tinta, de cor escura (cinza e marrom). Durante o descarte irregulardos tambores o autor, ao descarrega-losfez com que o resíduo extravasasse no solo.

Constatado o crime ambiental, asecretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente isolou a área para investigaçãoe fez a retirada, com destinação corretados resíduos.

SAIBA COMO DENUNCIAR

O descarte incorreto é crime ambiental, a multa vai de R$ 100,00 a R$50.000,00 (Lei Municipal nº 2449/2011), ao constatá-lo o cidadão pode denunciar sem a necessidade de identificação preciso. Para isso, basta telefonarnos números: (43) 3178-8406 ou (43) 3178-8484, denuncie! A SAAMA permanece atenta com descartes irregulares e fará autuações.