No mês de outubro, alunos do curso livre de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e do projeto de descentralização desenvolvido com estudantes do Colégio Estadual Unidade Polo, levarão gratuitamente ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli, aos finais de semana, cinco espetáculos infantis – “O Júri”, “O Mágico de Oz”, “Centro de Reabilitação para Vilões”, “A Criança e o Bicho Papão” e o Rapto das Cebolinhas”.
É a terceira edição do “Outubro em Cena”, projeto da SMCT cujo objetivo é comemorar o mês da criança realizando apresentações de teatro destinadas ao público infantil sem cobrança de ingresso.
As primeiras sessões já acontecerão neste final de semana. No sábado (30), às 16 horas, será apresentada a peça “O Júri”. No domingo (01/10), o espetáculo é o musical “O Mágico de Oz”.
Confira a programação:
30/09 – “O Júri”
01/10 – “O Mágico de Oz”
07/10 – “O Júri”
08/10 – “Centro de Reabilitação para Vilões”
14/10 - “A Criança e o Bicho Papão”
15/10 – “O Mágico de Oz”
21/10 - “O Rapto das Cebolinhas”
22/10 - “Centro de Reabilitação para Vilões”
*27/10 – “O Mágico de Oz”
*28/10 - “Centro de Reabilitação para Vilões”
*29/10 – “Poeira das Estrelas”
*Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, os espetáculos serão apresentados no Centro Poliesportivo Carecão, às 18 horas, dentro da programação do I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã).
ENTRADA GRATUITA
Os portões do Cine Teatro abrirão 30 minutos antes dos espetáculos, e a entrada será por ordem de chegada.
A SMCT recomenda que as crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de um adulto/responsável para assistir as apresentações.
O coordenador do curso de teatro da SMCT, Vradson Castro, ressalta que, comonos anos anteriores, a expectativa é de um bom público prestigiando os espetáculos. “Estamos com mais de 100 pessoas matriculadas no curso de teatro. Como as peças são encenadas pelos alunos (desde as turmas infantis até adultos), eles acabam convidando familiares, amigos para prestigiá-los. Além de uma excelente oportunidade de trabalhar a formação de público para prestigiar apresentações artísticas em Ibiporã, o “Outubro em Cena” é a primeira experiência no palco para a maioria deles, e uma prévia para as apresentações dos espetáculos de encerramento do semestre”, ressalta Castro.
CONFIRA AS SINOPSES DOS ESPETÁCULOS
O Júri
Espetáculo infanto- juvenil cômico, que conta a história de algumas crianças que vivem juntas e através de muita imaginação, buscam soluções criativas e profundas para problemas complexos, como o caso de envenenamento descrito na música “Lá Em Cima Do Piano...”. É a terceira vez que a peça é montada. A primeira foi em 2007, encenada pelos alunos do Colégio Estadual Unidade Polo, e a segunda, em 2019, pelos alunos do curso de teatro da SMCT. Autoria e direção de Vradson Castro.
O Mágico de Oz
O clássico musical, apresentado no final de 2022 como espetáculo de final de ano do curso de teatro, será reapresentado no “Outubro em Cena” com um elenco menor. Baseado na obra de Lian Frank Baum, e com inspirações no longa de 1.939, um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos, que imortalizou Dorothy na figura da atriz Judy Garland, e produções nacionais para o teatro, o espetáculo conta a clássica história de Dorothy, uma garota que tem sua casa levada por um ciclone, se perde em um mundo fantástico e, para saber o caminho de volta, precisa encontrar o Grande Mágico de Oz.
Com a ajuda da Bruxa Boa do Norte, e de seus amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão, Dorothy segue pela estrada de tijolos amarelos em direção à Cidade das Esmeraldas. Porém, a terrível Bruxa Má do Oeste promete atrapalhar os planos da garota com feitiços, magias e gargalhadas.
O elenco deseja tocar os corações dos espectadores atuando, cantando e dançando. A magia se completa com a utilização de recursos cênicos que prometem inserir o público diretamente no universo do espetáculo, por meio de cenários com projeções, painéis e elementos cênicos; figurinos caprichados e belos e surpreendentes efeitos visuais e sensoriais.
Autor e diretor: Vradson Castro
Centro de Reabilitação para Vilões
Você já parou para se perguntar para onde os vilões vão quando se termina cada história? Será que eles são punidos devidamente? O Centro de Reabilitação para Vilões foi criado por todas as fadas madrinhas. Ele fica localizado em algum lugar entre o mundo real e o mundo mágico, onde ao final de cada história, o vilão é mandado para lá, onde todas as pessoas más têm uma chance de se redimir, para se reabilitar e futuramente voltar a viver em harmonia no mundo mágico... mas será que é assim mesmo que as coisas acontecem? Ou será que tem algo a mais por trás de toda essa história?
Escrito e dirigido por Jéssica Mayara D. Coutinho.
Espetáculo encenado pelos alunos da turma de teatro adulto.
*O Rapto das Cebolinhas
O Coronel cultiva em seu sítio três preciosos pés de cebolinha da Índia. Quem toma o chá destas cebolinhas tem garantia de vida longa e alegria. Uma cebolinha é roubada da horta e o Coronel contrata a Detetive Camaleoa Alface para descobrir o ladrão. Juntamente com seus dois netos e os animais do sítio, eles vivem uma aventura eletrizante.
Adaptado do texto: "O Rapto das cebolinhas", de Maria Clara Machado
Direção: Jessica Mayara D. Coutinho
*A Criança e o Bicho Papão
Após uma grande mudança, Emily e sua família recomeçam uma nova vida, em um outro lar. O que não sabiam era que seu novo lar escondia séculos de segredos e algo que colocaria sua família e o mundo em risco, o que mudaria o destino de suas vidas para sempre.
Escrito por Edgard Vieira Junior
Direção: Jéssica Mayara D. Coutinho
Peças encenadas pelos alunos do Colégio Estadual Unidade Polo, dentro do projeto de descentralização dos cursos livres do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT.
“Poeira das estrelas”
Com texto de Henrique de Aragão e Vradson Castro, e direção de Vradson Castro, a montagem teatral faz referência a uma grande escultura pública do artista plástico Henrique de Aragão em Ibiporã: “Velas ao Vento”, instalada na Praça Pio XII, no ano de 2008. Multiartista, Henrique era mais conhecido nas artes plásticas, mas também foi poeta, dramaturgo, ator e dirigia peças de teatro.
O elenco é formado por alunos da turma avançada do curso de teatro. O espetáculo estreou em agosto, dentro da programação pelos 35 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli.
SERVIÇO
“Outubro em Cena”
Quando: 30/09 a 29/10
Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 – Centro) e Centro Poliesportivo Carecão (R. Ezekiel Jorge, 400 - Las Vegas)
Horário: 16 horas (30/09 a 22/10). Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, os espetáculos serão apresentados no Centro Poliesportivo Carecão, às 18 horas, dentro da programação do I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã).
Entrada gratuita. Portões do Cine Teatro abertos a partir das 15h30
Classificação livre
*Recomenda-se que as crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de um adulto/responsável para assistir as apresentações