Planejamento

 

Publicado em: 20/05/2025 13:56 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeito José Maria se reúne com equipe de planejamento para acompanhar projetos de reestruturação urbana de Ibiporã

Encontro apresentou projetos em andamento nas áreas de educação, saúde, mobilidade, lazer e reestruturação urbana, com foco na qualidade de vida da população

Whatsapp

 

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, se reuniu na última quinta-feira (15), com o secretário municipal de Planejamento, Júlio Dutra, e com a equipe de engenheiros e arquitetos da pasta para acompanhar o andamento e a entrega de parte dos projetos em desenvolvimento pela secretaria.

Entre os projetos em andamento, destacam-se aqueles desenvolvidos em parceria com o PARANÁCIDADE, como o “Abrigo de Animais”, o “Meu Campinho”, que será implantado nos conjuntos habitacionais Jamil Sacca e Pedro Esplendor – e o “Meu Parquinho”, previsto para o residencial Granville e para o Lago Dom Pedro Zilli. Os projetos já foram protocolados para análise pelos órgãos estaduais, com previsão de início em breve. Para o prefeito José Maria Ferreira, esses projetos refletem o empenho da equipe e também do fortalecimento da parceria com o Governo do Estado, por meio do programa. 

Outro importante destaque é o “Céu da Cultura”, espaço que será localizado na zona sul da cidade e tem como objetivo descentralizar o acesso à cultura, ampliando as oportunidades para a população de diferentes regiões. O projeto também aguarda avaliação dos órgãos competentes para sua liberação.

A Secretaria de Planejamento também prevê a criação de diversas áreas voltadas ao lazer e ao esporte. Entre elas, a praça esportiva no Jardim John Kennedy, que contará com campo de futebol suíço, quadra coberta e playground. No Conjunto Habitacional Jamil Sacca, será construída uma praça com quadra de areia, playground, estares contemplativos e mesas de jogos. A tradicional praça do Conjunto Habitacional Ciro Ibirá de Barros será revitalizada, e no Conjunto Francisco Domingos Moya estão previstas três novas praças em áreas próximas ao fundo de vale, oferecendo mais espaços de convivência para todas as idades.

Próximo ao Centro Poliesportivo Antonio Arrabaça Ribeirete (“Carecão”), será implantada uma área gastronômica com uso de containers, palco para apresentações artísticas, espaços de convivência e lazer, criando um novo ponto de encontro para as famílias ibiporaenses.

Durante o encontro, também foi entregue o projeto de reforma e substituição dos pontos de ônibus removidos, com previsão de instalação de novos abrigos. A administração municipal pretende implantar, ao todo, 60 novos pontos de ônibus, ampliando o conforto e a proteção aos usuários do transporte coletivo. “Nosso compromisso é transformar Ibiporã em uma cidade cada vez mais estruturada, acolhedora e preparada para o futuro. Esses projetos representam investimentos importantes em diversas áreas, como cultura, educação, mobilidade, esporte e lazer. Planejar é pensar no bem-estar das pessoas, e cada ação que estamos desenvolvendo tem esse propósito: melhorar a qualidade de vida da nossa população, com espaços mais humanos, seguros e inclusivos”, afirmou o prefeito.

O secretário de Planejamento, Júlio Dutra, também destacou que a reforma do Colégio Estadual Dr. Francisco Gutierrez Beltrão já está em andamento. Além disso, está prevista, em breve, a licitação para construção do Observatório e do Planetário, novos espaços voltados à educação científica no município. "Temos uma grande demanda de projetos em andamento. Estamos trabalhando com dedicação máxima para atender às necessidades da população, com iniciativas que envolvem desde novas escolas e CEMEIs até reformas de UBSs e melhorias estruturantes na malha urbana", destacou o secretário.

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Planejamento, está empenhada com importantes iniciativas para a reestruturação urbana do município, com projetos que abrangem desde praças, áreas esportivas e espaços de lazer até grandes iniciativas nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. A reunião reforça o compromisso da administração municipal com o planejamento eficiente e a busca contínua por mais qualidade de vida para a população.


Imagens